5 motivos para assistir a Copa do Mundo de Basquete 2023

Disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, a Copa do Mundo de Basquete da FIBA começou nesta sexta-feira (25). Contando com a participação de 32 seleções de todo o planeta, o torneio promete diversas emoções para os fãs do esporte.

Sabendo disso, resolvemos separar cinco motivos para os fãs do basquete assistirem a competição, que contará com as presenças de grandes nomes da modalidade.

Brasil renovado e forte

Sem grandes referências como Anderson Varejão, Alex Garcia e Leandro Barbosa, que marcaram época na seleção, a equipe comandada por Gustavo de Conti aposta em nomes como Yago, Bruno Caboclo e Georginho de Paula.

Além deles, o elenco brasileiro também conta com atletas com bagagem no basquete norte-americano, como Raulzinho, que deixou recentemente o Cleveland Cavaliers e Gui Santos, que defende o Santa Cruz Warriors, da NBA G League. Os nomes mais experientes do plantel brasileiro são Marcelinho Huertas, Vitor Benite e Cristiano Felício.

No Grupo G, ao lado de Costa do Marfim, Irã e Espanha, o Brasil irá iniciar sua trajetória no dia 26 de agosto (sábado), às 6h45min, no horário de Brasília, contra os iranianos, em Jacarte, na Indonésia

A ótima geração do Canadá

Os principais nomes do time são Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, R.J. Barrett, do New York Knicks, Dillon Brooks, do Houston Rockets, Luguentz Dort, também do Thunder e Kelly Olynyk, do Utah Jazz.

A grande baixa da equipe será Jamal Murray, que até participou de parte dos treinamentos com o restante do elenco, mas optou por abrir mão da competição, após longa temporada na NBA com o campeão Denver Nuggets.

No Grupo H do Mundial, o Canadá irá encarar França, Letônia e Líbano na primeira fase. A estreia da equipe será no dia 25 de agosto, contra os franceses, às 10h30.

Austrália e seu elenco de NBA

Sempre forte, a Austrália conta com nomes importantes como Patty Mills, Josh Giddey, Dante Exum, Dyson Daniels, Matisse Thybulle e Joe Ingles. Apesar do desfalque do pivô Jock Landale, os cangurus não podem ser deixados de lado nos debates.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No Grupo G, ao lado de Finlândia, Japão e Alemanha, os cangurus começaram a trajetória com o pé direito. Na manhã desta sexta-feira (25), a equipe superou os finlandeses por 98 a 72, com grande atuação de Josh Giddey, que ficou perto de marcar um triplo-duplo.

Luka Doncic com a Eslovênia

Um dos melhores jogadores do mundo, o craque Luka Doncic tentará conduzir seu país ao primeiro título da competição. O astro do Dallas Mavericks é um dos favoritos para receber o troféu de MVP do Mundial. Campeão da NBA com o Denver Nuggets, o pivô Vlatko Cancar ficou de fora, após sofrer grave lesão no amistoso contra a Grécia, no começo do mês.

Campeã do EuroBasket de 2017, a Eslovênia tem o sétimo lugar da Copa do Mundo de 2014 como seu melhor resultado na história do torneio. No Grupo F ao lado de Cabo Verde, Georgia e Venezuela, a equipe fará sua estreia no dia 26 de agosto (sábado), às 8h30, contra os venezuelanos.

Estados Unidos com elenco jovem e estrelado

Comandada por Steve Kerr, a seleção norte-americana chega como a grande favorita para a conquista da Copa do Mundo. Mesmo sem contar com nomes como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, o time tem amplo favoritismo na competição.

Com um elenco jovem e liderado pelo técnico tetracampeão da NBA, a equipe tem tudo para faturar o título, após a decepção de 2019. Olho nos ótimos Anthony Edwards, Tyrese Haliburton e Brandon Ingram.

No Grupo C da competição, ao lado de Grécia, Nova Zelândia e Jordânia, os Estados Unidos iniciarão sua caminhada na competição contra os neozelandeses, no dia 26 de agosto (sábado), às 9h40, em Manila, nas Filipinas.