7 curiosidades sobre a bola de basquete

O principal equipamento para se praticar o basquetebol é justamente a bola de basquete. Pois, sem ela se torna quase inviável até mesmo se treinar fisicamente para melhorar no esporte.

Nesta matéria, iremos contar algumas curiosidades sobre a bola de basquete. Muitas pessoas têm dúvidas referentes a esse esporte e algumas delas são em relação a esse objeto esférico.

7 curiosidades sobre a bola de basquete

Na sequência, você irá conferir 7 curiosidades sobre a bola de basquete. Esse equipamento é utilizado para praticar o esporte, mas há muitas informações relevantes sobre ele, que a maioria das pessoas não sabe.

1. A bola de basquete só foi criada em 1984

Antes de 1984, a bola que se utilizava para jogar basquete era bastante semelhante à de futebol. No entanto, naquele ano, uma empresa de Massachusetts teve a ideia de desenvolver um equipamento especial para o esporte.

2. Existem bolas de basquete especiais para cada idade

As bolas de basquete são desenvolvidas em 5 tamanhos diferentes, para atender intervalos diferentes de idade. Como com o passar dos anos a sua mão acaba crescendo, o objeto precisa possuir um tamanho diferente, para se adaptar melhor para ser jogado. Os tamanhos são:

  • 1: a partir de 3 anos de idade;
  • 3: de 4 a 6 anos de idade;
  • 5: de 7 a 12 anos de idade;
  • 6: feminino e mais de 12 anos de idade;
  • 7: masculino e mais de 12 anos de idade.

Ou seja, para os adultos o tamanho recomendado para praticar o basquete é o 7. Então, leve isso em consideração quando for adquirir o produto.

3. A bola de basquete para homens e mulheres possuem tamanhos diferentes

Nas ligas profissionais e ligas amadoras que seguem as normas, as bolas de basquete possuem tamanhos diferentes para cada sexo. Para os homens o objeto esférico possui uma circunferência de 74.9cm. Entretanto, para as mulheres é reduzido para 72,3 centímetros.

bola de basquete
Bola de Basquete da marca Jordan
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

4. A bola de basquete para homens e mulheres possuem pesos diferentes

Em ligas profissionais, as bolas de basquete utilizadas pelos homens pesam 623 gramas, enquanto para as mulheres 566 gramas. Além disso, o peso varia também em caso de atletas juniores, ficando entre 396 e 453 gramas.

5. Bolas de basquete são feitas de material diferente conforme a quadra

A bola de basquete utilizada em ambientes fechados é feita de couro liso. Por isso, acabam sendo mais pesadas que as utilizadas em ambientes ao ar livre. Além disso, pelo material utilizado, muitos atletas acabam amaciando as mesmas antes de utilizá-las.

Já em quadras em ambiente aberto, a bola utilizada é feita de borracha. Isso permite que os atletas tenham maior controle da mesma, devido a aderência.

6. Nem toda bola de basquete murcha está furada

Muitas vezes, as pessoas veem uma bola murcha e acham que ela estragou ou furou. Mas, na verdade, quando um equipamento como esse não é utilizado, ele acaba perdendo a pressão e murcha.

Por isso, em boa parte dos casos, é só utilizar uma bomba e encher a mesma, para tê-la em perfeitas condições de jogar. Por isso, averigue a bola de basquete antes de jogá-la fora.

bola de basquete
Bola de basquete sendo enchida com uma bomba

7. Jogar basquete com uma bola muito cheia pode dar errado

Assim, como jogar basquete com uma bola murcha é terrível, encher demais para praticar o esporte, também não é o ideal. Em suma, ela pode ser danificada devido a estar muito cheia ou mesmo estourar e acabar com a partida.

Por isso, é importante cuidar para deixá-la num bom estado, quando for encher o equipamento com ar. Pois, com uma bola bem calibrada, o jogo fica muito mais divertido.