7 vezes que a Seleção dos Estados Unidos passou vergonha no basquete

Grande potência do basquete mundial, a seleção norte-americana coleciona conquistas dos principais torneios da modalidade. Entre Olimpíadas e Copa do Mundo FIBA, o rolo compressor dos Estados Unidos atropela grande parte de seus adversários.

Apesar de toda a dominância e supremacia, o Team USA já passou por algumas situações complicadas em algumas edições importantes das competições.

Sabendo disso, o portal Fadeway World resolveu separar sete derrotas inesquecíveis dos norte-americanos em torneios internacionais, que chocaram os fãs do esporte em todo o planeta.

Jogos Olímpicos de 1972 – Munique

Com um elenco repleto de estrelas como Doug Collins, Dwight Jones, Bobby Jones e Tom Henderson, os Estados Unidos eram os grande favoritos para a conquista da medalha de ouro nos Jogos de 1972. Porém, a União Soviética venceu a grande final em jogo repleto de polêmicas. Após a decisão, os norte-americanos se recusaram a participar da cerimônia de entrega das medalhas.

Jogos Olímpicos de 1988 – Seul

Sem as principais estrelas da NBA no momento, os Estados Unidos enviaram um elenco alternativo, liderado pelos jovens David Robinson e Mitch Richmond, que ainda eram atletas universitários. Apesar do bom desempenho, a equipe norte-americana foi derrotada novamente para a União Soviética, desta vez na semifinal da competição.

O fracasso nos jogos de 88 deu início à ideia da formação do icônico “Dream Team” de 1992 que dominou completamente o mundo do basquete.

Copa do Mundo Fiba 1998 – Grécia

Novamente sem os astros do melhor basquete do mundo, os Estados Unidos utilizaram um time bastante alternativo na Copa do Mundo de 1998. Formada por jogadores universitários e que atuavam na Europa, a equipe caiu para a Rússia na semifinal do torneio.

Copa do Mundo Fiba 2002 – Estados Unidos

Com diversos All-Stars como Michael Finley, Paul Pierce, Reggie Miller, Ben Wallace e Elton Brand os Estados Unidos pararam na Iugoslávia, de Vlade Divac e Peja Stojakovic nas quartas de final. A derrota vexatória marco a primeira vez que os norte-americanos não conseguiram chegar às semifinais de um grande torneio internacional.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Jogos Olímpicos de 2004 – Atenas

Naquele que é considerada uma das maiores zebras da história do basquete, a seleção que possuía nomes como Allen Iverson e Tim Duncan, além dos jovens LeBron James, Dwyane Wade e Carmelo Anthony acabou derrotada para a Argentina de Manu Ginóbili, Luis Scola e cia na semifinal dos Jogos Olímpicos de 2004. Apesar dos bons valores individuais, a equipe norte-americana não foi páreo para o forte jogo coletivo dos hermanos.

 Copa do Mundo Fiba 2006 – Japão

Assim como nas Olímpiadas de 2004, a seleção norte-americana teve péssimo desempenho coletivo na Copa do Mundo de 2006. A derrota por 101 a 95 para a Grécia na semifinal, marcou uma mudança importante na percepção da competitividade nas competições internacionais.

Copa do Mundo Fiba 2019 – China

Após alguns anos de vitórias, os Estados Unidos voltaram a ter problemas na Copa do Mundo de 2019. Com pedidos de dispensa por parte de nomes de peso da NBA, o elenco norte-americano foi liderado pelos jovens Donovan Mitchell, Jayson Tatum e Jaylen Brown. Sem grandes atuações no decorrer da competição, a equipe comandada pro Gregg Popovich acabou sendo derrotada para a França nas quartas de finais por 89 a 79.