Corinthians colocou o Real Madrid na roda em pleno Parque São Jorge

Não é novidade que o Corinthians foi a primeira equipe de basquete brasileira a participar de um Mundial de Clubes. Também não é novidade de que a primeira edição do torneio aconteceu em 1966, entre os dias 7 e 9 de janeiro, em Madri, a capital da Espanha. Depois dessa edição, o torneio foi passando por reformulações ao longo dos anos, até chegar em 87.

Depois da edição de 1987, a próxima aconteceu nove anos mais tarde, em 1996. O confronto foi entre Panathinaikos e Olimpia, respectivamente campeões da Europa e da América do Sul, como uma tentativa de acontecer um novo Mundial de Clubes, mas a FIBA oficializou a partida somente como um playoff.

No entanto, em 1965, aconteceu um amistoso que, posteriormente, foi nomeado como um torneio teste para o pontapé inicial do Mundial de Clubes. O local escolhido foi o Parque São Jorge, na zona leste da cidade de São Paulo e marcou o confronto entre Real Madrid x Corinthians. Na época, o Real Madrid ganhou o título Europeu e o Corinthians ganhou o título Sul-Americano, fator que justificou a escolha dos times para partida.

Como foi o primeiro jogo de basquete entre Real Madrid x Corinthians na história?

O torneio teste para o Mundial aconteceu dia 5 de julho de 1965. Por se tratar de um amistoso, não houve outros competidores. O placar final terminou em 118 x 109 para o Corinthians, deixando a partida, mesmo que não-oficial, marcada na história do basquete brasileiro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Cestinha do amistoso, marcando 51 pontos, Wlamir Marques (hoje com 86 anos), falou em entrevista ao portal UOL que foi o maior confronto que já aconteceu no Brasil até hoje.

Segundo o UOL, o craque da geração de ouro brasileira no basquete quase ficou de fora do confronto, por conta de uma reação alérgica que deixou seus olhos inchados. No entanto, após ser atendido pelo médico do clube, o ex-jogador entrou em ação, mesmo com um dos olhos ainda inchados.

“Lembro que, quando entrei no ginásio, já tinha corrido a notícia de que eu não iria jogar. E muitos perguntavam se eu não iria jogar. Falei ‘vou jogar nem que seja de olho fechado’. Então joguei com o olho esquerdo não totalmente aberto.”, relembrou Wlamir durante a entrevista.