Atual campeão e MVP da Copa do Mundo anuncia pausa na carreira

O tabu da saúde mental, aos poucos, é quebrado no mundo dos esportes. A cada ano que passa, mais atletas se posicionam e expõem as complicações sofridas por conta da pressão em cima de ótimos desempenhos em palcos enormes. Desta vez, foi a vez do armador espanhol Ricky Rubio determinar uma pausa na carreira de Basquete.

“Decidi parar a minha atividade profissional para cuidar da minha saúde mental. Quero agradecer todo o apoio que recebi da Federação Espanhola para entender minha decisão. Então, hoje, ‘La Familia’ faz mais sentido do que nunca. Obrigado. Peço que minha privacidade seja respeitada para que eu possa enfrentar esse momento e poder dar mais informações no momento certo”, anunciou o jogador de 32 anos.

Rubio estava com a Seleção Espanhola – adversária do Brasil no Grupo G – para a Copa do Mundo de Basquete, que começa em 25 de Agosto, mas deixou os colegas e comissão técnica sob muito apoio. O armador conquistou o Mundial, aliás, em 2019, e ainda levou para casa o troféu de MVP – melhor jogador do torneio.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Armador nato

Com um estilo clássico e de verdadeiro organizador em quadra, o espanhol se destacou nas quatro franquias em que esteve na NBA: Minnesota Timberwolves, Utah Jazz, Phoenix Suns e Cleveland Cavaliers. As médias de carreira de Rubio no basquete estadunidense são de 10.8 pontos e 7.4 assistências em 12 temporadas.

A última, por conta de uma lesão de ligamento cruzado anterior, reuniu os piores números de Rubio. Em apenas 33 jogos, o armador espanhol teve 5.2 pontos de média e 3.8 assistências. Estatísticas irreconhecíveis para quem se tornou o jogador mais jovem a entrar em quadra na principal liga espanhola aos 14 anos, em 2005.

E o Brasa?

O Brasil chega para a Copa do Mundo de 2025 na Filipinas, Japão e Indonésia com um elenco que dá esperança ao torcedor, especialmente pela mescla de jovens e veteranos, além da bagagem europeia de boa parte dos convocados. A Seleção está no Grupo G ao lado da atual campeã Espanha, do Irã e da Costa do Marfim.