Confederação Brasileira negocia com times pra criar novo campeonato

Na última terça-feira (15), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) organizou uma reunião com oito clubes para apresentar o projeto do Campeonato Brasileiro da modalidade. Juntamente com a Dream Factory, a CBB espera conseguir a adesão de 10 equipes para iniciar o torneio em novembro.

Com as presenças de Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Praia Clube, Bauru, Mogi das Cruzes, Sorocaba e Tijuca, a CBB apresentou os quatro pilares da competição: premiação, custos operacionais, torneios internacionais e entretenimento.

Além disso, CBB e Dream Factory se comprometeram a pagar valores consideráveis, desde o início da competição. Estima-se que as entidades irão distribuir R$ 1 milhão entre todos os participantes. Na fase de mata-mata, será adotado o modelo semelhante com o praticado pela CBF na Copa do Brasil, com as equipes vitoriosas recebendo as premiações.

Por fim, os clubes também receberão valores para arcar com custos de passagens e hospedagens para os jogos fora de casa. A despesas com arbitragem também serão de responsabilidade da CBB.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Entenda o imbróglio sobre a organização da competição

Recentemente, a CBB retirou a chancela de campeonato nacional da Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB). Desta maneira, ainda não há a definição sobre como será disputado o campeonato nacional da próxima temporada.

Os clubes que disputaram as últimas edições do NBB, assinaram um termo de compromisso, garantindo a permanência na competição da LNB. Apesar disso, as conversas seguem pegando fogo nos bastidores, através dos dirigentes.

Determinada em voltar a organizar o torneio, a CBB promete lançar um produto em breve, com a intenção de ser o principal campeonato nacional do Brasil. Mesmo com o otimismo por parte da LNB em manter os acordos já firmados pelo NBB, existe a possibilidade real de uma “troca de lado” por parte dos clubes envolvidos.