Entidade promete vaga da Sul-Americana ao Cruzeiro e não cumpre

Essa é mais uma notícia daquela categoria de “prometeu e não cumpriu”. Acontece que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) não reconhece mais o Novo Basquete Brasil (NBB) como o principal torneio de clubes do país. Com isso, equipes brasileiras foram retiradas da próxima edição da Liga Sul-Americana, torneio no qual os clubes do Brasil vinham sendo destaque nas últimas edições.

O Cruzeiro foi uma das equipes prejudicadas, junto com as equipes do Minas, Pinheiros e Paulistano, que esperavam ser inscritos por conta da última campanha no NBB. A CBB havia se comprometido a dar uma vaga ao campeão do Campeonato Brasileiro, que no caso foi o Olympico de Belo Horizonte, que joga com a camisa do Cruzeiro. Mas na lista divulgada hoje pela Fiba Américas, nem a equipe celeste aparece.

Cruzeiro campeão do Campeonato Brasileiro
Cruzeiro campeão do Campeonato Brasileiro

Nas últimas oito edições do Sul-Americano, sete times do NBB se sagraram campeões: o Bauru (2014 e 2022), Botafogo (2019), Franca (2018), Mogi (2016) e Brasília (2013 e 2015). Flamengo, Uberlândia e Vasco também foram vencedores da competição que, até 2007, tinha o título de principal torneio interclubes das américas. Esse título agora é da Champions League das Américas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

CBB retira a chancela do NBB e prejudica Cruzeiro e várias outras equipes

Com a retirada da chancela do NBB por parte da CBB, a disputa da próxima edição já sofreu algumas mudanças, apesar de que contará com um recorde de equipes participantes. Na edição anterior, já tivemos algumas mudanças, tendo em vista que os clubes jogaram o NBB sem a promessa de que os melhores classificados receberiam vagas para jogar as competições internacionais.

A ‘Libertadores do Basquete’ ainda não sabe quais serão os representantes brasileiros. Caso seguisse a antiga programação, as equipes indicadas para as três vagas seriam as três melhores campanhas do último NBB, no caso: o Franca (atual campeão), São Paulo e Flamengo, vice e terceiro colocados respectivamente. Mas a CBB não garante a participação dessas equipes, o que dificulta o processo de preparação de todos para as competições.