BOMBA: Índia pode nunca mais jogar a Copa do Mundo

Uma notícia importante pode fazer com que a India não dispute mais nenhuma edição da Copa do Mundo. Bom, ao menos não a India que conhecemos. Isso porque o país está com trâmites avançados para mudar de nome e passar a se chamar de ‘Bharat’. Inclusive, no próximo sábado, 9 de setembro, acontecerá um encontro entre os líderes dos países componentes do G20 e no convite do jantar consta que este será realizado em Nova Delhi, no país de Bharat.

Bandeira da Índia (ou de Bharat)
Bandeira da Índia (ou de Bharat)

A mudança foi feita primeiramente por Narendra Modi, primeiro ministro do país e a tendência é de que este se torne o futuro nome do país asiático, conhecido por ser um dos mais populosos do mundo. De acordo com a News18, rede de televisão local, algumas fontes governamentais que preferiram não se identificar afirmaram que os deputados do partido de Modi estão estudando apresentar uma resolução que faça com que o país já passe a ser chamado com a nova nomenclatura.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

‘Bharat’ significa ‘Índia’ no idioma Hindi. Essa palavra já aparecia em antigos textos hindus. O partido do primeiro-ministro do país é o BJP, onde o ‘B’ significa Bharatiya. Ou seja, a palavra aparece no próprio nome do partido. A justificativa para tal mudança é de que o termo ‘Índia’ foi uma imposição britânica, tendo em vista que eles foram os responsáveis pela colonização do país, que se tornou independente em 1947, depois de 200 anos.

História da Índia nas competições mundiais

Fato é que a Índia não possui quase nenhuma tradição nos esportes. No futebol, por exemplo, a seleção indiana chegou a se classificar para a Copa do Mundo apenas uma vez, em 1950, no ano em que a disputa foi realizada inclusive no Brasil. Ela havia recebido o direito a vaga após as desistências da Indonésia, Myanmar e Filipinas, mas alegou questões financeiras e falta de treinamentos da seleção para não disputar a competição.

Já no basquete, a Índia participou apenas dos Jogos Olímpicos de 1980 e teve uma campanha para se esquecer: foram 7 derrotas nos sete jogos disputados, com destaque para a derrota sofrida contra o Brasil pelo placar de 137×64.