Sérvia vai em busca do hexa na Copa do Mundo

A seleção da Sérvia conseguiu uma importante vitória na manhã desta sexta-feira contra o Canadá na Copa do Mundo de Basquete 2023. O placar de 95×86 foi suficiente para qualificar a seleção para as finais onde vai encontrar outra seleção europeia: a Alemanha, que venceu os Estados Unidos em um jogo apertadíssimo que terminou com o placar de 113×111.

Assim, no domingo, 10 de setembro, a Alemanha e a Sérvia vão atrás do título mundial. Para a Alemanha, será algo inédito. Pra Sérvia, também, mas nem tanto. Isso porque a antiga Iugoslávia é uma das maiores campeãs do torneio, com cinco conquistas. E quando uma nação se divide, ocorre o que se chama de “sucessão de Estados”, onde os países divididos fazem um acordo definindo quem ficará com o que da nação que acabara de ser dividida.

Esses trâmites são definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Então, nesse caso, a Sérvia vai atrás do hexa da Copa do Mundo (mas do primeiro título como Sérvia, de fato). A seleção já conseguiu o vice-campeonato em 2014, quando foi derrotada pelos Estados Unidos.

A Sérvia não conta com um dos seus principais jogadores para a competição, tendo em vista que Nikola Jokic, atual campeão da NBA com o Denver Nuggets, não aceitou a convocação para descansar depois de uma exaustiva temporada que rendeu o primeiro título da sua equipe na história.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Nikola Jokic. Sérvio não aceitou a convocação para a Copa do Mundo de Basquete
Nikola Jokic. Sérvio não aceitou a convocação para a Copa do Mundo de Basquete

Sérvia vem com uma campanha quase perfeita na Copa do Mundo de Basquete

Mesmo sem a sua principal estrela, a Sérvia conta com outros nomes de destaque que atuam na NBA, como Bogdan Bogdanovic, do Atlanta Hawks e Nikola Jovic, do Miami Heat. Até o momento, os sérvios perderam apenas uma das sete partidas disputadas até então (contra a Itália, por 78×76, na segunda fase da competição).

A seleção vem com um grande favoritismo para essa final depois de passar por grandes equipes como o Canadá e a Lituânia. Mas enfrentará uma Alemanha que simplesmente ainda não perdeu pra ninguém e derrotou os Estados Unidos, sempre considerados favoritos. Será uma grande final, com toda certeza e vale a pena acompanhar o jogo neste domingo, a partir das 9h40.