Papa foi nomeado um Globetrotter
Fã do basquete, você já ouviu falar no Harlem Globetrotters? Pois bem, esse é o nome de uma equipe de basquete norte-americano que viaja o mundo todo fazendo apresentações performáticas. É conhecido como o time de basquete “mais famoso do mundo” por conta das partidas realizadas com uma mistura de entretenimento e performances.
E, em 2000, a equipe ganhou um membro honorário bastante especial: o papa João Paulo II. A nomeação do pontífice polonês foi dada no Vaticano e de acordo com Curley Johnson, treinador da equipe, a homenagem veio em reconhecimento à “personalidade e os grandes feitos de João Paulo II”
Johnson esteve no Vaticano ao lado de Lou Dunbar, um dos atletas da equipe performática, para realizar a nomeação de João Paulo II como membro honorário do time. O evento fez parte da comemoração dos 75 anos de história do bairro negro de Nova York.
Karol Wojtyła, verdadeiro nome do Papa João Paulo II, faleceu em 2 de abril de 2006 aos 86 anos, em decorrência dos problemas de mal de Parkinson, doença que o acometia há alguns anos.
Papa é um dos membros honorários dos Globetrotter
A equipe cujo uniforme é composto pelas camisas azuis com estrelas vermelhas e brancas e calções listrados, de cores vermelho e branco, já homenageou outras grandes personalidades, dando a elas uma vaga de membros honorários da equipe.
A equipe que teve o auge da popularidade entre os anos 50 e 60, já colocou oito personalidades entre os seus membros honorários. Além do Papa João Paulo II em 2000, foram acrescentados no time honorário da equipe: Henry Kissinger (1976), Bob Hope (1977), Kareem Abdul-Jabbah (1989), Whoopi Goldberg (1990), Nelson Mandela (1996), Patricio Briones (1999) e Jesse Jackson (2001).
Wilt Chamberlain, um dos grandes pivôs da história da NBA, teve uma passagem pelo Harlem Globetrotters antes da sua bem-sucedida carreira na liga, entre os anos de 1958 e 1959. Em 2000, um ano após a sua morte, o atleta teve o número da sua camisa aposentada pelos Globetrotters.