6 países que foram proibidos de disputar a Copa do Mundo

A Copa do Mundo é considerada a maior competição de seleções a nível mundial. Disputada de quatro em quatro anos, ela já consagrou diversos países e tem como principal campeão o Brasil. Nossa seleção canarinho é a única que ostenta o penta campeonato mundial. A Alemanha e a Itália vem logo atrás, com quatro títulos cada.

O Brasil, além de ser o maior campeão, detém o título de única seleção do Mundo que disputou todas as 22 edições da competição. Mas, na história do Mundial, tiveram países que foram proibidos pelos mais diversos motivos de tentar conquistar o título de campeão do Mundo.

Abaixo, listamos seis países que já foram proibidos em algum momento da história de disputar a Copa do Mundo. Confira a seguir:

Seleções que já foram proibidas de disputar a Copa do Mundo

Espanha

A Espanha já ficou de fora de uma Copa do Mundo
A Espanha já ficou de fora de uma Copa do Mundo

A seleção da Espanha, que conquistou seu título em 2010, foi impedida de disputar a Copa do Mundo de 1938. Existem duas versões para a não participação da seleção espanhola: a primeira envolve uma questão política, já que na época, a Espanha vivia sua guerra civil e teria sido impedida pela FIFA de participar do Mundial disputado na França. Já a outra versão diz que a própria seleção teria desistido da participação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Alemanha e Japão

Ambas foram barradas da disputa do Mundial de 1950 disputado aqui mesmo no Brasil, onde perdemos a final para o Uruguai no que ficou conhecido como o ‘Maracanazo’. Os dois países foram impedidos pela FIFA depois de uma solicitação da ONU por conta do envolvimento deles na Segunda Guerra Mundial.

África do Sul

Viveu o maior jejum de participação das Copas do Mundo, ficando sem disputar as competições entre 1961 a 1992. O motivo: o Apartheid, que ficou conhecido como um grande regime de segregação racial.

Chile

Nossos quase vizinhos ficaram fora da Copa do Mundo de 1994, quando fomos novamente campeões, por um motivo bem bizarro. Roberto Rojas, goleiro chileno, simulou que teria sido atingido por um sinalizador em uma partida. Na verdade, ele fez um corte com uma lâmina que estava escondido em uma de suas luvas. Com a farsa descoberta, os chilenos foram punidos ficando fora daquele mundial.

Rússia

O caso mais recente foi o dos russos. Sede da Copa de 2018, a Rússia não pôde participar da edição seguinte por conta da invasão promovida à Ucrânia, que ocasionou uma grande guerra que gerou diversos problemas humanitários, econômicos e políticos.