Confira algumas curiosidades do basquete 

Criação do basquete

Como muitos outros esportes populares, o basquete foi criado nos Estados Unidos. Nesse caso, por James Naismith na cidade de Massachusetts em 1891. 

Ele queria desenvolver um jogo que pudesse ser praticado mesmo em dias chuvosos e que fosse menos brutal do que o futebol americano, que possui contato físico bem forte entre os jogadores. 

Dream Team

O time masculino de basquete que representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona é considerado uma das melhores equipes de todos os esportes na história.

Imagine todos os melhores jogadores de uma modalidade atuando juntos. Foi isso que garantiu o ouro para os norte-americanos. O Dream Team contava com nomes de peso como Michael Jordan, Patrick Ewing, Larry Bird, Charles Barkley e Magic Johnson.

100 pontos em um só jogo

A maior pontuação em um jogo da NBA é de Wilt Chamberlain, que marcou 100 pontos pelo Philadelphia Warriors (nome anterior do Golden State Warriors) em 1962 contra o New York Knicks. 

A bola nem sempre foi laranja 

Um dos maiores símbolos do basquete era ligeiramente diferente quando foi criado. As bolas eram originalmente marrons no início do esporte, mas a cor era considerada difícil de enxergar pelos atletas e torcedores que assistiam aos jogos. 

A mudança aconteceu em 1958, quando o técnico Tony Hinkle, do time da Universidade de Butler, nos Estados Unidos, decidiu mudar para laranja. A ideia dele fez sucesso e fez com que essa passasse a ser a oficial para todos os jogos até os dias de hoje.