Sabia dessa? 14 times da NBA estão sendo processados

A pré-temporada da NBA tem sido tudo menos tranquila para o comissário Adam Silver e sua equipe. Após a vitória do Boston Celtics contra o Dallas Mavericks no último mês, levanto o troféu Larry O’Brien, o escritório de Silver tem estado ocupado com negociações de contratos de TV e de olho nos jogadores da NBA que se preparam para as Olimpíadas de Paris. Mas agora, algumas equipes da NBA estão enfrentando um novo desafio.

De acordo com um relatório do Instagram @rap e do HNHH, quatorze equipes da NBA estão sendo processadas por violação de direitos autorais. As acusações vêm de grupos como Kobalt Music Publishing, que afirmam que músicas como “Put Your Hands Where My Eyes Can See” de Busta Rhymes, “Look Back At It” de A Boogie e “All I Do Is Win” de DJ Khaled foram usadas sem a devida licença.

Equipes da NBA e a Violação de Direitos Autorais

Aparentemente, mesmo com todo o cuidado que as equipes da NBA têm tomado nos dias de hoje para garantir que marcas, músicas e outros elementos recebem o devido crédito, não está fora do contexto a possibilidade de algum deslize acontecer. E é justamente esse tipo de deslize que está causando fúria nos grupos de publicação musical, que querem garantir a total retribuição pelo uso de seu trabalho artístico.

Enquanto isso, diferentes áreas da liga estão também ocupadas com outras questões. A NBA tem negociado arduamente o futuro de sua presença na TV. Na semana passada, foi anunciado que a liga firmou uma parceria com a Amazon e a NBC pelos próximos 11 anos, encerrando efetivamente sua parceria com Turner Sports, que inclui a TNT em sua programação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A Turner Sports, entretanto, não está aceitando essa decisão sem lutar. De acordo com o New York Post, a TNT afirmou: “Igualamos a oferta da Amazon, como temos o direito contratual de fazer, e não acreditamos que a NBA possa rejeitá-la. Achamos que eles interpretaram grosseiramente nossos direitos contratuais em relação à temporada 2025-26 e além, e tomaremos as medidas apropriadas.”

O Que Vem a Seguir?

O que exatamente essas medidas apropriadas serão ainda não está claro, mas é seguro dizer que as últimas semanas têm sido turbulentas para Adam Silver e seus associados na NBA, no que geralmente são os dias mais tranquilos da pré-temporada. Com o desenvolvimento desta situação envolvendo as músicas, a expectativa é que as coisas possam esquentar ainda mais.

Com as Olimpíadas de Paris se aproximando e os jogadores da NBA se preparando para representar seus países, será interessante observar como as negociações de TV e as batalhas judiciais vão se desenvolver. A NBA está em um período crucial de mudanças e adaptações, e Adam Silver terá que navegar cuidadosamente nessas águas turbulentas.

Em suma, a NBA enfrenta um período de grandes desafios, tanto em termos de direitos autorais quanto em negociações de contratos de transmissão. A situação está longe de ser resolvida, e os próximos meses prometem ser decisivos para a liga e para os fãs do basquete. Fique atento às próximas atualizações sobre este caso em evolução.