Oficial: EUA está eliminado do basquete nas Olimpíadas
Os EUA não conseguiu a classificação no basquete 3×3 nas Olimpíadas de Paris, na França. A equipe conquistou apenas duas vitórias em sete partidas e não conseguiu a classificação para a próxima fase. O último duelo foi um revés para a Holanda por 21 a 6, no último domingo (4).
A tradição norte-americana nessa modalidade é bem diferente se comparada ao basquete padrão (5 contra 5). Muitos jogadores sequer atuaram na NBA e o elenco possuí uma qualidade muito menor se comparada aos demais. O motivo para isso? Os atletas de maior calibre não se importam muito com o basquete 3×3 e, por isso, não disputam torneios suficientes para serem elegíveis na modalidade.
Apesar disso, os EUA vem crescendo nessa parte, afinal conseguiu a segunda classificação para as Olimpíadas. A ideia é, inclusive, se fortalecer mais para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que acontece em 2028.
O time que foi à Paris era composto por Canyon Barry, Kareem Maddox, Dylan Travis e Jimmer Fredette. Dos quatro, apenas o último atuou na principal liga de basquete do mundo. Fredette passou por equipes como Sacramento Kings, Chicago Bulls e New York Knicks.
Por outro lado, o principal jogador norte-americano na competição se lesionou e ficou de fora de cinco jogos nesta primeira fase. Com isso, os EUA ficou na sétima colocação, com a mesma campanha da Polônia, mas como perdeu no confronto direto, não avançou para a disputa da repescagem.
Letônia e Holanda avançaram de fase, enquanto Sérvia, Lituânia, França e Polônia vão disputar a repescagem por uma vaga na semifinal.