Jogador de apenas 26 anos anuncia a aposentadoria do basquete
Kyle Guy, jogador do basquete universitário norte-americano, decidiu se aposentar aos 26 anos. A Universidade da Virginia anunciou que o agora ex-atleta vai participar de um programa como mentor de desenvolvimento de atletas e assistente especial. A informação é do portal “Basket News”.
Guy estava no Laguna Tenerife, da Espanha, na última temporada, onde participou da Liga ACB. Por lá, obteve médias de 4,7 pontos, 1,8 rebotes e 2,1 assistências por jogo. Em janeiro, antes de se transferir, estava no Panathinaikos, da Grécia.
O ex-armador acumula passagem pela NBA antes de atuar na Europa, atuando no Sacramento Kings por dois anos (2019-2021) e no Miami Heat por uma temporada (2021-22).
O maior destaque de Kyle Guy, no entanto, foi no basquete universitário. Ele venceu o prêmio de maior destaque do NCAA March Madness de 2019, pela Universidade de Virginia. O lance aconteceu na semifinal, contra Auburn, onde ele acertou uma cesta de três pontos faltando 6,5 segundos para o tempo estourar. Depois, sofreu uma falta e converteu três lances livres, levando Virginia à final.
Naquela temporada, inclusive, Virginia conquistou o título da NCAA 2019, a principal liga norte-americana de basquete universitário.
Tony Bennett, treinador principal de basquete masculino da Virgínia, falou sobre o retorno de Guy e do entusiasmo para trabalhar novamente com ele.
“Estamos entusiasmados em receber Kyle e sua família de volta a Charlottesville. Kyle não é apenas um dos melhores jogadores que já treinei, mas também um dos melhores jovens que conheci. Ele terá um impacto imediato em nosso programa, trabalhando com nossos jogadores e compartilhando a experiência e o fogo competitivo que ganhou ao longo de sua carreira universitária e profissional”, disse.
O próprio Guy também se manifestou sobre o retorno.
“C’ville, estou de volta!. Quero agradecer sinceramente ao treinador Bennett e Carla Williams por confiarem em mim a oportunidade de voltar e começar este próximo capítulo da minha vida. Esta não foi uma decisão fácil para mim, mas saber quanto amor tenho por esta cultura e comunidade deixou muito claro onde eu deveria estar com minha família. Estou muito animado para ajudar esta equipe e a Universidade de qualquer maneira necessária. Também estou animado para que meus filhos vejam que o trabalho nunca para! Falhe com mais força!”, afirmou.