Como funciona o basquete em cadeira de rodas? Veja regras

O basquete em cadeira de rodas será uma das modalidades nas Paralimpíadas de Paris 2024. O esporte é disputado desde a Segunda Guerra Mundial e está presente nos jogos desde a primeira edição.

Mas como funciona os jogos? Quanto tempo tem? Com quantos atletas se faz uma partida? Isso é o que você vai descobrir agora.

Bom, o basquete em cadeira de rodas segue as regras do basquete tradicional da FIBA. São quatro períodos de dez minutos cada, com o relógio pausando quando a bola sai de quadra e nas pausas técnicas.

São cinco atletas em cada equipe e as dimensões da quadra são as mesmas utilizadas nas Olimpíadas. Após duas impulsões, o atleta deve arremessar, quicar ou passar a bola.

Existe uma classificação para cada atletas que varia de acordo com o grau de deficiência. Essa classificação vai do 1 ao 5. O número máximo em quadra (soma da equipe) não pode ser superior ao 14.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Nas Paralímpiadas de Paris serão dois grupos com quatro equipes cada no basquete em cadeira de rodas. A competição na modalidade masculina e feminina começa nesta quinta-feira (29).

O primeiro duelo é entre Grã-Bretanha x Alemanha, que se enfrentam a partir das 5h30 (horário de Brasília), no masculino. No feminino, a Espanha também enfrenta a Grã-Bretanha, a partir das 7h45.

Após a primeira fase, acontece o mata-mata com as quartas de final, playoff do 5-8, semifinal, decisão pela medalha de bronze e a grande final valendo a medalha de ouro. O basquete em cadeira de rodas está previsto para ir até o dia 8 de setembro.