Treinador medalhista olímpico deixa comando de seleção de basquete

Brian Goorjian, treinador medalhista olímpico, deixou o comando da seleção da Austrália. O profissional estava em sua segunda passagem e comandou a equipe na última edição das Olímpiadas, em Paris, terminando em quinto lugar. O anúncio da saída foi feito pela Federação Australiana, em comunicado na última terça-feira (17).

“Brian Goorjian se despede de uma carreira incrível de mais de duas décadas como treinador principal dos Boomers australianos”, escreveu a entidade.

Ainda segundo o comunicado, o profissional, que está com 71 anos, vai atuar na NBL (National Basketball League), a principal liga australiana, pelo Sydney Kings, na próxima temporada.

Pela seleção do país foram duas passagens, a primeira de 2001 a 2008. Já na segunda aconteceu em 2020, quando comandou os Bommers a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Andrew Gaze, Hall da Fama do Basquete Australiano, falou sobre Goorjian e destacou o seu impacto no esporte foi muito além do papel como técnico na equipe principal.

“O legado de Brian se estende aos jogadores que representaram a Austrália mesmo quando ele não estava treinando a seleção nacional, seu legado inclui o desenvolvimento do jogo como jogador, treinador e defensor. É importante reconhecer sua contribuição para o cenário australiano como treinador, mas acho que isso é apenas parte da história completa de Brian Goorjian e o impacto significativo que ele teve no jogo geral e a contribuição que ele fez para a vida de muitos”, destacou Gaze.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outro membro do Hall da Fama, Luc Longley, também falou sobre o profissional e ressaltou a grande capacidade de Goorjian permanecer atualizado ao longo dos anos.

“Ele é um americano que aprendeu a falar a língua do basquete australiano, depois passou por várias gerações de mudanças e agora é o cara que pode se comunicar com uma nova geração de jovens australianos que jogam na NBA e que têm uma realidade diferente”, explicou.

A estreia no Sydney Kings na NBL acontece na próxima sexta-feira (27), diante do Perth Wildcats.