NBA pode voltar à China? Comissário da liga revela

Desde 2019, a NBA não realiza jogos de pré-temporada na China, mas a história pode mudar em breve. O comissário da liga, Adam Silver, falou sobre a possibilidade e não descartou o país asiático da lista.

“Acho que traremos os jogos de volta para a China em algum momento. Tivemos um incidente bem conhecido lá antes da pandemia com um tuíte e o governo da China nos tirou do ar por um período de tempo. Nós aceitamos isso. Mantivemos nossos valores”, explicou Silver, sobre a possibilidade de retorno.

O início da pandemia covid-19 na China abalou as relações com os Estados Unidos, mas não foi o principal problema. Um tweet de Daryl Morey, ex-gerente do Houston Rockets, que declarou ser a favor da liberdade à Hong Kong, desagradou o governo chinês, que chegou a tirar jogos da NBA da TV local.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Estamos felizes em lidar diretamente com os problemas. Nada hoje em dia é completamente limpo. Não diríamos que não é justo ser crítico ou ter pontos de vista contrários. Chegamos à decisão coletivamente como uma liga que, ao expandir nosso jogo internacionalmente, é positivo e faz parte da nossa missão criar saúde e bem-estar em torno do esporte do basquete”, acrescentou o comissário.

A NBA tem a cultura de levar jogos entre as franquias para outros países com o objetivo de expandir a marca da liga. Nesta pré-temporada, Boston Celtics e Denver Nuggets, os dois últimos campeões, duelaram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil, inclusive, já recebeu jogos de preseason e pode voltar a ser sede num futuro próximo.