Ficamos sem palavras com o valor da venda do Phoenix Suns

Com quatro bilhões de dólares, o bilionário estadunidense Mat Ishbia efetuou a compra mais cara envolvendo um time da NBA, que aconteceu na última terça-feira 20/12. O magnata do ramo imobiliário surpreendeu a todos com o valor da transação, uma vez que o time havia sido avaliado pela revista Forbes em US$1,8 bilhão.

Além do Phoenix Suns, o time da WNBA Phoenix Mercury também foi adquirido por Ishbia. Para que a transação seja concluída, Ishbia ainda precisa passar por algumas checagens e pela aprovação do conselho de proprietários das franquias da liga, mas nada deve impedir que o Suns tenha um novo dono.

Com essa transação. o Phoenix Suns fará parte da maior venda de franquia da história da NBA, recorde que até então era do Brooklyn Nets, que em 2019 foi vendido por 2,35 bilhões de dólares – mais de 12 bilhões de reais.

Phoenix-Suns1_41CC63F3-5056-B3A8-49A1B82CB0F8562D_421673ad-5056-b3a8-49febd968b52acba
Phoenix Suns

Transação pós polêmicas

O agora ex-dono das franquias de Phoenix, Robert Sarver, sofreu punição da NBA e pressão de patrocinadores e atletas para que se desfizesse do comando dos times. Tudo isso se deu após uma investigação da liga que, com relatos de dezenas de funcionários, descobriu comportamentos racistas e misóginos por parte de Sarver.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A investigação teve seu inicio após uma reportagem da ESPN publicada em novembro de 2021, que expôs Server e suas atitudes durante os 17 anos no comando das franquias. Após a repercussão, algumas estrelas da liga criticaram publicamente as punições direcionadas a Robert, atletas como LeBron James, do Lakers, Draymond Green, do Warriors, e até mesmo Chris Paul, do Suns, criticaram o que seriam “punições leves” para o empresário.

As sanções que a liga impôs ao empresário ser resumiu a uma suspensão de um ano e uma multa de 10 milhões de dólares. Após isso, Roberto levou apenas três meses para conseguir vender as franquias.

Dono do Phoenix Suns é suspenso por 365 dias
Robert Sarver

Highlights do Phoenix Suns