Mundial de Basquete de 1959: O primeiro título mundial do Brasil

Nesta matéria, tudo sobre o título do Brasil no Mundial de Basquete de 1959 será contado. A Seleção Brasileira sempre é um motivo de orgulho para a nação, por isso, conhecer a mesma, de todos os esportes é interessante.

No basquete, o Brasil também já obteve êxito. Infelizmente, essa modalidade não recebe o mesmo tratamento do futebol. Logo, suas conquistas são mais raras. Mas, mesmo assim, acontecem.

Mundial de Basquete de 1959: O primeiro título mundial do Brasil

O Mundial de Basquete de 1959 foi disputado no Chile entre os dias 16 e 31 de janeiro. A FIBA (Federação Mundial de Basquete) foi a responsável por organizar o campeonato.

A competição não aconteceu em um só local. Para agilizar o campeonato, os times jogaram em diferentes cidades-sedes, sendo elas: Antofagasta, Concepción, Temuco, Valparaíso e Santiago (Que realizou a final).

Esse campeonato, inicialmente, ocorreria no ano anterior. Entretanto, um atraso nas obras, acabou adiando a realização do evento.

As 12 seleções que participaram da fase inicial deste campeonato, foram divididas em três grupos. No grupo A estavam: Argentina, Egito, Formosa e Estados Unidos. É válido esclarecer que Formosa era a China Nacionalista, que reivindicava, na época, a Ilha de Formosa, como parte do seu território.

O grupo B, era o do Brasil, que contava com Canadá, México e União Soviética. Por fim, no C, estavam: Filipinas, Bulgária, Porto Rico e Uruguai.

Em seu grupo, o Brasil derrotou o Canadá por 69 a 52. Contudo, na sequência, acabou perdendo para a União Soviética, por 73 a 64. Por fim, venceu o México por 78 a 50.

Dessa forma, a Seleção Brasileira terminou com 5 pontos, empatada com a União Soviética e o Canadá. Porém, possuía um saldo de 36 positivo e avançou de fase.

A segunda vaga, ficou para União Soviética, com saldo de 30, o Canadá perdeu a classificação por ter um saldo negativo de 5.

Mundial de Basquete de 1959
Seleção Brasileira de 1959

Mundial de Basquete de 1959: Fase Final

No Mundial de Basquete de 1959, avançaram para a segunda fase, os dois melhores times dos grupos A, B e C. Além disso, o país sede, Chile, entrou na competição nesta etapa. Os times que participaram dessa fase são:

  • Brasil
  • Estados Unidos
  • Chile
  • Formosa
  • Porto Rico
  • União Soviética
  • Bulgária

O Brasil acabou terminando com 11 pontos ganhos neste grupo. Ao todo, foram 5 vitórias conquistadas e 1 derrota. Contudo, essa etapa conta com alguns acontecimentos inusitados. A União Soviética e a Bulgária se recusaram a jogar contra Formosa e foram eliminadas da competição.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A classificação final do Mundial de Basquete de 1959 foi a seguinte:

  1. Brasil
  2. Estados Unidos
  3. Chile
  4. República da China Formosa
  5. Porto Rico
  6. União Soviética
  7. Bulgária
  8. Filipinas
  9. Uruguai
  10. Argentina
  11. Egito
  12. Canadá
  13. México
Mundial de Basquete de 1959
Mundial de Basquete de 1959: O primeiro título mundial do Brasil 3

Quais outros títulos mundiais de basquete o Brasil tem?

No entanto, o Mundial de Basquete de 1959 não foi a única conquista do basquetebol brasileiro. Em 1963, a Seleção voltaria a conquistar o título jogando em território nacional.

Além disso, na modalidade feminina, o Brasil conseguiu ganhar um mundial em 1994. A famosa geração de Hortência levou esse título e serviu de inspiração para milhares de brasileiras se aventurarem no esporte.

O que é NBB?

NBB (Novo Basquete Brasil) é a principal liga de basquetebol do Brasil. Foi criada em 2008, com o objetivo de revitalizar o esporte no país, para que conquistas como essas, voltem a acontecer.

O desempenho da Seleção Brasileira de Basquete decaiu muito com o passar dos anos. Por isso, esperava-se que com um novo campeonato, mas fãs e praticantes do esporte fossem atraídos. De certa forma funcionou e hoje mais gente tem praticado o esporte. Por mais que boa parte dos amantes da modalidade só acompanhem a NBA.