Basketball Champions League Américas: A Libertadores do Basquete

O basquete não conta com a competição conhecida do futebol Libertadores. Nesta modalidade esportiva, a competição que reúne os principais times da América se chama Basketball Champions League Américas ou Champions League Américas.

Essa é uma diferença entre a competição de basquete e a de futebol. Pois, na Libertadores jogam apenas os times da América do Sul, já na Basketball Champions League Américas, times da América Central e do Norte também participam.

Esse campeonato é disputado anualmente, sendo organizado pela FIBA Américas. Exceto os Estados Unidos, todos os demais países participam da competição.

A Champions League Américas foi lançada em 2019 para substituir a Liga das Américas. Sua primeira edição aconteceu na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

O objetivo do campeonato é dar o prêmio de melhor time das Américas para o vencedor. Além de incentivar que o esporte se torne ainda mais popular no mundo.

Quem vence esse campeonato disputa o Mundial Interclubes de Basquete, que é basicamente uma Copa Intercontinental. Onde são reunidos todos os times campeões de cada região do mundo.

Esse campeonato tem o intuito de definir qual a melhor equipe das Américas. No entanto, os fãs da NBA talvez discordem dessa decisão.

Basketball Champions League Américas 2
Basketball Champions League Américas

Basketball Champions League Américas: A Libertadores do Basquete

A última edição da Basketball Champions League Américas (2021-22), contou com, ao todo, 12 equipes, sendo divididas em 3 grupos. Os times que participaram do campeonato foram:

  • Edmonton Stingers (Canadá)
  • Real Estelí (Nicarágua)
  • Cangrejeros (Porto Rico)
  • Quimsa (Argentina)
  • São Paulo (Brasil)
  • Nacional (Uruguai)
  • Obras Sanitarias (Argentina)
  • Minas (Brasil)
  • Biguá (Uruguai)
  • Boca Juniors (Argentina)
  • Flamengo (Brasil)
  • Universidad de Concepción (Chile)

Devido a localização geográfica, o time de Canadá, Nicarágua e Porto Rico ficaram no mesmo grupo, sem sorteio. Mas, o restante foi sorteado para definir as disputas.

A primeira fase contou, ao todo, com 36 partidas. Ou seja, deu para os melhores times provarem o seu valor, sem ter que contar com a sorte. Avançaram para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo.

Dessa forma, só uma equipe era eliminada, nesta primeira fase do torneio. O Brasil conseguiu classificar as suas três equipes para a fase seguinte. Já o Canadá teve seu único time eliminado.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Playoffs da Basketball Champions League Américas

No entanto, na fase seguinte, os times se enfrentaram em playoffs, o que tornou a Basketball Champions League Américas muito mais emocionante. Como avançaram 8 equipes, essa fase se iniciou nas quartas de finais.

As partidas são definidas em jogos únicos, sem ter regras de 7 jogos como a NBA ou ida e volta. Por isso, o time estar em um bom dia acaba pesando muito.

Além disso, a competição acontece em uma sede pré-determinada. Por exemplo, a edição 2021-22, foi no Rio de Janeiro. Dessa forma, os brasileiros tiveram a vantagem de jogar em casa dessa vez.

O São Paulo acabou se sagrando campeão da Champions League Américas de 2021-22. Para ser campeão, o Tricolor precisou passar em primeiro no Grupo B, com: Quimsa e Nacional.

Nas quartas de finais eliminou o Real Estelí, na semifinal mandou o Minas para casa e na final bateu o Club Biguá.

Com isso, o São Paulo garantiu a sua participação no Mundial. Além disso, já está classificado para a próxima edição da Champions League Américas, para defender o seu título.

O MVP desta edição foi Bruno Caboclo, jogador justamente da equipe paulista. Mas, havendo um grande equilíbrio entre os times, não há como saber o que irá acontecer na edição 2022-23. Por isso, não deixe de assistir e torcer para algum time brasileiro.

Basketball Champions League Américas
Basketball Champions League Américas: São Paulo campeão da edição 2021-22