No basquete quantas faltas um jogador pode fazer?

Cada modalidade esportiva conta com diferentes números de faltas que são permitidas. Por isso, para quem está começando agora no basquete, é normal não conhecer as regras sobre isso.

Nesta matéria, iremos falar sobre as faltas que existem nesse esporte. Pois, não existe apenas um tipo de infração nesse sentido. Ou seja, esse assunto pode ser um pouco mais complexo do que esperava.

Quantas faltas um jogador pode fazer no basquete?

No basquete, existem quatro diferentes tipos de faltas. Cada uma delas foi criada para punir um tipo específico de infração, para que isso ocorresse da maneira mais justa possível.

Um juiz de basquetebol quando marca uma penalidade, tem que julgar e determinar o tipo de infração cometida. As possibilidades são as seguintes:

  • Faltas Pessoais: acontecem quando ocorre um contato ilegal entre os jogadores, é o tipo mais habitual de infração;
  • Faltas Técnicas: ocorrem devido ao comportamento do jogador, em suma, é quando o atleta atrapalha o desenvolvimento do jogo, nesse tipo de infração não há contato físico;
  • As Faltas Antidesportivas são aquelas que excedem o contato normal de jogo;
  • Faltas Desqualificantes: são originadas de um ato de violência praticado por um jogador, ou mesmo uma briga entre atletas.
Faltas basquete
No basquete quantas faltas um jogador pode fazer? 3

Agora, que os tipos de faltas foram explicados. Iremos falar sobre a quantidade que podem ser cometidas ao longo das partidas.

Em suma, um atleta pode cometer quatro fatos pessoais ao longo de um jogo. Após a quinta ser cometida, o atleta é excluído da partida e deve ser substituído.

Além disso, duas faltas técnicas são suficientes para que um jogador seja expulso da partida. Contudo, o mesmo acontece se o atleta cometer duas faltas antidesportivas.

Caso o esportista cometa uma falta desqualificante, ele é expulso direto da partida. Pois, esse tipo de agressão não é tolerada no basquetebol.

Ainda em relação às faltas, existem as faltas coletivas ou faltas por equipe. Essas são contadas ao longo do quarto de cada partida. A partir do momento que ocorreram 5 infrações em um só tempo, o adversário ganha o direito a execução de dois arremessos livres.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Diferença da NBA e da FIBA em relação às faltas

Na NBA o funcionamento de algumas regras é diferente do que a FIBA (Federação Internacional de Basquete) estabelece. Pois, a liga norte-americana prega pelo show mais agradável para a audiência.

As faltas coletivas por quarto só geram lances livres a partir da 6ª, enquanto a FIBA estabelece que seja na quinta. O mesmo ocorre em relação às faltas pessoais.

A NBA só elimina um jogador na 6ª falta, enquanto a FIBA estabelece ser na 5ª. Além disso, as faltas técnicas para a FIBA geram 2 lances livres e posse de bola para o adversário. Enquanto para a NBA é posse de bola para o adversário e somente 1 lance livre.

Faltas basquete
Jogador e técnico do Warriors irritados com falta marcada

3 expressões do basquete que você deveria conhecer

Algumas expressões do basquetebol não são tão conhecidas para o público geral. No entanto, é interessante saber sobre elas, para poder acompanhar esse esporte com maior entendimento e diversão.

  • Turnover: Esse é um termo para quando acontece um erro de passe, que proporciona um contra-ataque ao adversário. Isso pode acontecer no campo ofensivo ou defensivo.
  • Fade Away: Quando o jogador pula e se prepara para arremessar, caso projete o seu corpo para trás, para fugir do marcador, ele realizou um Fade Away. Sendo um drible de grande dificuldade.
  • Box Out: É a proteção feita pela defesa quando acontece um arremesso de média ou longa distância. O objetivo é tentar evitar que o adversário aproveite o rebote ofensivo.