Brasil passou o carro nos Estados Unidos e conquistou taça espetacular
No final do mês de agosto, a Seleção Brasileira irá iniciar sua trajetória na Copa do Mundo FIBA de Basquete. Um dos países mais tradicionais no cenário do esporte, o Brasil já venceu a competição em duas oportunidades.
Nos anos de 1959 e 1963, o Brasil faturou o principal torneio de seleções do mundo. Na segunda conquista, o time brasileiro conseguiu uma vitória espetacular sobre os norte-americanos, na última partida da fase final da competição.
Disputado no Rio de Janeiro, o Mundial de 63 contou com a participação de 13 seleções, divididas em três grupos, com quatro times em cada. Por ser o dono da casa, o Brasil avançou automaticamente para a próxima fase do torneio.
Com 100% de aproveitamento na fase final, o Brasil conquistou o título pela segunda vez consecutiva. Durante a parte decisiva do torneio, a equipe superou Iuguslávia, União Soviética, Estados Unidos, França, Porto Rico e Itália. Na última partida, a equipe brasileira superou os norte-americanos, no Maracanãzinho, pelo placar de 85 a 81.
Os grandes destaques do Brasil na competição foram Amaury Pasos, que foi eleito o MVP do torneio e Wlamir Marques. Ao lado de Aleksandr Petrov, Don Kojis, Maxime Dorigo, os craques fizeram parte do quinteto ideal da competição.
Campanha do Brasil no Mundial
Brasil 62-55 Porto Rico
Brasil 81-62 Itália
Brasil 91-70 Iuguslávia
Brasil 77-63 França
Brasil 90-79 União Soviética
Brasil 85-81 Estados Unidos