Campanha do Boston Celtics na NBA conta com ajuda de Pep Guardiola

À primeira vista, basquete e futebol parecem ser esportes diferentes. Mesmo assim, o Boston Celtics conseguiu uma inspiração no técnico Pep Guardiola, do Manchester City, para moldar seu esquema de jogo e se tornar o grande líder da Conferência Leste da NBA até aqui.

A chave por trás disso está em Joe Mazzulla, técnico do Celtics. Grande adepto do futebol, o treinador de 35 anos juntou conceitos dos dois esportes em seu tempo de estudo. Em entrevista ao portal “The Athletic”, o profissional explicou como aplica essas filosofias de jogo.

“É disso que se trata o jogo de basquete, para mim, e o que é o contra-ataque no futebol. Então eu estudo muito Man City. Eu estudo muito o Pep. Acho que ele é o melhor treinador em qualquer nível, em qualquer esporte. Teve uma influência enorme (em mim)“, disse Mazzulla.

O profissional uniu os setores de ataque e defesa, transformando os setores em um único plano. Para ele, o futebol e o basquete se tornaram esportes de transição, valorizando a versatilidade.

“Todo mundo tenta dividir o basquete em ataque e defesa, mas é um jogo. Se a sua defesa de transição é uma porcaria, todo mundo fala da sua defesa de transição. Mas é o seu espaçamento e a sua tomada de decisão e a sua seleção de remates, depois é a sua defesa de transição. Acho que onde basquete e futebol são a mesma é que a transição está acontecendo muito rápido. Você pode estar no ataque e, dois segundos depois, pode estar na defesa. Então, o jogo está em constante mudança“, explicou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Por fim, Mazzulla afirmou que há conceitos iguais no futebol e no basquete, mesmo sendo esportes com objetivos e formações diferentes.

“Futebol e basquete, quando eu assisto, é meio que o mesmo esporte do ponto de vista tático de como você cria vantagens? Como você cria dois contra um? Como você reconhece fraquezas na defesa e como você aproveita os ângulos?”, completa o profissional.

O Boston Celtics é o líder da Conferência Oeste da NBA com 45 vitórias e apenas 12 derrotas. A franquia vem numa série de oito triunfos em sequência e desponta como grande candidata a conquista da liga.