Chefão da NBA explica nova regra para poupar jogadores na liga

Prestes a começar mais uma nova temporada, a NBA aprovou recentemente uma nova regra que vem causando certa polêmica. Agora, os jogadores saudáveis vão ter que aparecer mais vezes nos jogos da Temporada Regular. Ou seja, as equipes agora não vão ter mais o direito de poupar seus principais astros quando bem entenderem. A franquia que não seguir as novas regras corre risco de sofrer multas que podem chegar a até US$ 1 milhão.

Quem explicou tudo foi Adam Silver, que é atualmente comissário da NBA desde fevereiro de 2014. O todo poderoso da Liga afirmou que essa nova regra estava sendo trabalhada desde o ano passado, como parte de uma política para garantir a participação dos melhores jogadores em todas as partidas.

Adam Silver, chefão da NBA
Adam Silver, chefão da NBA

“A Política de Participação de Jogadores faz parte de muitas medidas que tomamos. Seja no próprio acordo de barganha, no limite de 65 jogos para elegibilidade a prêmios, na criação de diferentes incentivos para os jogadores, como o Torneio Play-In, por exemplo, como o torneio durante a temporada, para focar a atenção na temporada regular”, afirmou Silver.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O todo poderoso da NBA ainda afirmou que a Associação dos Jogadores participou ativamente dos processos. “Tivemos extensas discussões com eles. Depois, com grupos individuais de jogadores, particularmente veteranos da liga, sobre como eles achavam que deveríamos abordar isso”, completa.

Como fica a situação dos veteranos com as novas regras impostas pela NBA?

Agora, com essa nova imposição que obriga equipes como o Los Angeles Lakers e o Golden State Warriors de escalar seus principais craques nas partidas da Temporada Regular, ficou a dúvida se atletas como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e tantos outros que já são considerados veteranos teriam que jogar todas as partidas, mesmo que com risco de lesões.

A nova regra não se aplica a jogadores machucados ou que estejam passando por questões pessoais, por exemplo. Mas ela abre uma exceção para veteranos de 35 anos (ou mais), atletas com mais de 34 mil minutos ou mil partidas no currículo. Para dar um descanso a esses atletas, cada um de seus times deve pedir uma autorização junto à liga, justificando o motivo da ausência, com pelo menos uma semana de antecedência.