Como foi a conquista da medalha de prata do Brasil nas olimpíadas em 1996?

Em 4 de agosto de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, o basquete feminino do Brasil atingiu seu auge nos Jogos Olímpicos. Nessa data, as jogadoras Magic Paula, Janeth, Hortência e suas colegas subiram ao pódio, conquistando a medalha de prata, um marco histórico para o basquete feminino brasileiro. Essa vitória representou o triunfo de toda uma geração que, dois anos antes, já havia alcançado o título mundial na Copa do Mundo da Austrália em 1994, consolidando ali sua grandeza.

Na 26ª edição dos Jogos Olímpicos realizados em Atlanta, entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996, a equipe dirigida pelo técnico Miguel Ângelo da Luz chegou à disputa pela medalha de ouro invicta, após vencer Canadá, Rússia, Japão, China, Itália, Cuba e Ucrânia. Na decisão contra as americanas, as brasileiras não resistiram ao maior poderio do adversário.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A Seleção Brasileira chegou a Atlanta com o prestígio de campeã mundial, título conquistado dois anos antes na Austrália. O time contava com o quinteto formado por Magic Paula, Hortência Marcari, Janeth Arcain, Leila Sobral e Alessandra Santos. Completando o elenco estavam Adriana Santos, Cíntia Tuiú, Claudinha, Branca, Marta Sobral, Roseli Gustavo e Silvinha Luz.

Campanha brasileira em Atlanta

Brasil 69 x 56 Canadá
Brasil 82 x 68 Rússia
Brasil 100 x 80 Japão
Brasil 98 x 83 China
Brasil 75 x 73 Itália
Brasil 101 x 69 Cuba
Brasil 81 x 60 Ucrânia
Brasil 87 x 111 Estados Unidos