Como funciona o NBB?

O NBB ou Novo Basquete Brasil, é o campeonato dessa modalidade mais importante do nosso país. No entanto, nem todos conhecem a competição, pois a maioria dos torcedores só acompanha a NBA.

Entretanto, apoiar o basquete brasileiro é importante. Por isso, nesta matéria, será explicada como funciona essa liga. Como quando se entende um campeonato, fica mais interessante acompanhá-lo, pode ser que isso ajude a competição ganhar novos fãs.

Logo NBB Horizontal
Logo NBB

Como funciona o NBB?

A NBB foi fundada no dia primeiro de agosto de 2008 pela LNB (Liga Nacional de Basquete), desde então, o campeonato tem ganhado cada vez mais reconhecimento. Muito pelos novos clubes que chegaram à competição, que trazem novos fãs.

Em suma, a primeira edição desse campeonato contou com 15 clubes e acabou sendo vencida pelo Flamengo. Na edição seguinte, dois times saíram e um entrou, passando o campeonato a ter 14 equipes.

Na temporada 2012/2013, a competição chegou a contar com 18 equipes, tendo sido o ano com o maior número de participantes. Na última temporada, ao todo, foram 17 os clubes participantes.

A NBB é dividida em três fases diferentes, sendo elas: temporada regular, playoffs e finais. Na sequência, iremos detalhar todas as fases desta competição.

Times da NBB
Times da NBB

Como funciona a temporada regular?

A temporada regular da NBB ocorre entre o período de novembro e abril. Sendo que todos os times se enfrentam duas vezes em jogos de ida e volta.

Somente os quatros primeiros times avançam diretamente para os playoffs. Contudo, os times que ficam entre 5º e 12º disputam as 4 vagas restantes, para a fase de mata-mata.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como funcionam os playoffs?

Os times que ficam entre 5º e 12º na temporada regular, são aqueles que começam jogando nos playoffs. Sendo que essa fase, é conhecida como play-in. O chaveamento que ocorre é o seguinte:

  • 5º colocado x 12º colocado
  • 6º colocado x 11º colocado
  • 7º colocado x 10º colocado
  • 8º colocado x 9º colocado

Quem vence em séries melhor de 5, avançam para a próxima fase, que são os playoffs em si. Os confrontos da fase seguinte são definidos conforme o ranqueamento na temporada regular.

Esses confrontos dos playoffs seguem ocorrendo, até que restem apenas 2 times. Então, é disputada a grande final.

Como funcionam as finais?

O NBB nas três primeiras temporadas, foi decidido em uma série de melhor de cinco jogos. Contudo, nas temporadas 2011/2012 e 2013/2014 o campeão da liga foi definido em uma única partida.

No entanto, atualmente, o campeão da liga é definido através de uma série de cinco jogos. Dessa forma, entende-se que o resultado acaba sendo o mais justo.

O campeão do NBB e o vice-campeão, se classificam para a Liga das Américas, campeonato comparado a Libertadores da América (campeonato de futebol). Já o terceiro até o quinto colocado, se classifica para a Liga Sul-Americana.

Enquanto isso, os dois últimos colocados, acabam sendo rebaixados e disputam o Campeonato Brasileiro da CBB. Essa é basicamente a segunda divisão da principal liga de basquetebol do Brasil.

Quais são as divisões de acesso ao NBB?

A Liga Ouro de Basquete foi criada em 2014, sendo ela foi a liga de acesso até 2019. No entanto, em 2020, o Campeonato Brasileiro da CBB acabou assumindo essa função.

Contudo, nas três primeiras edições, só 4 times participaram da competição. Entretanto, em 2018 o número subiu para 8, em 2019, para 9 e em 2021, para 12.

Sendo a forma das equipes conseguirem acesso ao NBB, a competição passou a ser bastante valorizada. Principalmente, quando grandes empresas decidem investir na modalidade e assim criam ótimas equipes.  

Contudo, o quesito audiência ainda é algo a ser melhorado, mas quanto mais o esporte se popularizar, maior o número de fãs que irão assistir.