Conhecida como rainha, relembre grandes momentos de Hortência nas quadras

Grande referência do basquete brasileiro, Hortência acumulou grandes feitos durante a carreira. Não à toa, ficou conhecida como ‘Rainha’ e acumulou o recorde de pontos e outras conquistas pela seleção brasileira.

Ao total, ela possuí 3.160 pontos com o Brasil, algo que nenhuma outra atleta conseguiu alcançar até então. Além disso, Hortência também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Cuba. Naquela ocasião, formava um trio de grande qualidade ao lado de Magic Paula e Janeth, que levou a equipe a conquista sobre as donas da casa, na final.

No ano seguinte, vieram os Jogos Olímpicos de Barcelona, onde a Rainha não conseguiu levar o país às quartas de final. Em um grupo com Cuba, URSS e Itália, as brasileiras ficaram em terceiro lugar e acabaram eliminadas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em 1996, no entanto, viria a recompensa. Pouco tempo depois de ser mãe, Hortência precisou viajar para Atlanta, nos Estados Unidos, para representar a seleção brasileira nas Olimpíadas. Em um grupo com Rússia, Itália, Japão, China e Canadá, o Brasil passou com cinco vitórias em cinco partidas e chegou com muita motivação para os playoffs.

Na fase eliminatória, passou por Cuba e Ucrânia e chegou à grande final diante da temida equipe dos Estados Unidos. No final, mesmo com muita disputa, as americanas levaram a melhor, venceram a partida e ficaram com o ouro. O Brasil, apesar da medalha de prata, jamais conseguiu repetir um feito parecido na modalidade, sendo essa a maior honraria no basquete feminino desde então.