Dono do Celtics surpreende ao trocar a franquia pelo Los Angeles Clippers

Algumas histórias da NBA são muito curiosas quando descobrimos suas existências, como por exemplo, você sabia que, em 1978, os donos do Boston Celtics e do Los Angeles Clippers (então Buffalo Braves) trocaram de franquia? Isso mesmo, o Boston Celtics estava envolvido em uma troca de propriedade há menos de cinco décadas.

Em abril de 1972, Irving Levin e Harold Lipton compraram o Boston Celtics por US$ 3,7 milhões. O negócio do basquete não era nada perto do que é nos dias de hoje, e a marca Boston Celtics não era tão valiosa quanto é agora, e Irving Levin queria ter uma equipe na Califórnia e queria transferir o Celtics para lá.

A NBA, no entanto, nunca permitiria isso, então Levin inventou um plano para conseguir tal feito. O plano foi acordado pela liga, com a disposição de que os Braves fossem autorizados a se mudar para San Diego, onde se tornariam os Clippers (eventualmente eles se mudariam para Los Angeles depois de serem comprados por Donald Sterling).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Donos de Celtics e Clippers trocaram de franquia

As trocas de franquias e de jogadores causaram muita polêmica na época. A mídia de Boston sentiu como se o Celtics desistisse demais na troca, e o presidente do Celtics, Red Auerbach, não teria sido consultado sobre nenhuma das jogadas (ele ameaçaria sair, mas acabou permanecendo na equipe).

Além disso, Celtics e San Diego Clippers concordaram com uma grande troca – Freeman Williams, Kevin Kunnert e Kermit Washington por Tiny Archibald, Billy Knight e Marvin Barnes.