Dono do New York Knicks detona novo acordo da NBA

O dono do New York Knicks, James Dolan detonou o novo acordo de transmissões da NBA, que deve render até US$ 76 bilhões. As críticas do mandatário estão na maneira do compartilhamento de receita e a estrutura do contrato. A informação é da “ESPN norte-americana”.

Dolan enviou uma carta ao conselho da NBA na última segunda-feira (15). No documento, o chefe do Knicks classifica as estruturas do novo acordo como “inviáveis”. O principal ponto é como essas receitas são distribuídas.

“A NBA fez a mudança para um modelo da NFL – desenfatizando e despotencializando o mercado local. Em breve, sua única preocupação de receita será a venda de ingressos e qual será a cor da camisa do ano que vem. Não se preocupe, porque devido ao compartilhamento de receitas, você tem a garantia de não ser nem um sucesso nem um fracasso”, disse o mandatário.

No final do documento, Dolan ainda destaca que a liga, para chegar ao sucesso, deve ‘derrubar’ as franquias bem-sucedidas e redistribuir para as que não possuem tanto êxito.

“É claro que, para chegar lá, a liga deve derrubar as franquias bem-sucedidas e redistribuir para as menos bem-sucedidas. Este novo acordo de mídia ajuda muito a alcançar esse objetivo”, apontou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Além disso, o mandatário também criticou o fato de que a NBA deve reter 8% das taxas neste novo acordo. Algo que, na visão de Dolan, é sem “justificativa suficiente (…) nem transparência sobre como chegou ao montante, como essas taxas serão alocadas ou até que ponto a liga utilizará esse suposto crescimento de receita para incorrer em custos novos e incrementais e expandir ainda mais o nível de despesas cada vez maior da liga.”

James Dolan também proferiu críticas acerca do compartilhamento de receitas provenientes de patrocínios e também o aumento do número de jogos exclusivos. Por fim, expressou a preocupação e acredita que os demais chefes devem pensar o mesmo.

“Confiamos que nossas preocupações são compartilhadas por muitos de nossos colegas em toda a liga, cada um dos quais será igualmente impactado. A liga dirá que isso não importa porque seu valor de franquia continuará a subir; que contempla você vai eventualmente vender…”, finalizou.