Essa foi a maior briga da história da NBA

A história da NBA é marcada por grandes acontecimentos. Títulos importantes de franquias, campanhas praticamente perfeitas, jogadores que entraram para a história, dentre outros. Mas também, houveram espaços para episódios de violência, que infelizmente são comuns ainda dentro das quadras. Podemos citar o mais recente caso onde Draymond Green, dos Warriors, acabou aplicando uma gravata em Rudy Gobert, dos Timberwolves.

Mas esse caso não chega nem aos pés da “Malice at the Palace”, episódio que também ficou conhecido como ‘a briga Pacers-Pistons’. Tal episódio fatídico ocorreu em 19 de novembro de 2004 e parecia uma partida normal. Os Pacers venciam por 97×82 e quando o cronômetro marcava 45,9 segundos para o fim do jogo, Ben Wallace, dos Pistons, tentou uma bandeja até ser derrubado por Ron Artest, dos Pacers.

Wallace não gostou nada do que o adversário fez e partiu pra cima dele, dando-o um empurrão. Foi ali que a confusão começou, com jogadores de ambos os times protagonizando cenas de pancadaria. Os jogadores foram separados e a briga chegou a ser contida e enquanto isso, Artest aguardava para ser entrevistado, até que um torcedor dos Pistons conseguiu arremessar uma garrafa que foi em direção do armador, o atingindo em cheio.

Ron Artest, momentos após se envolver na maior briga da história da NBA
Ron Artest, momentos após se envolver na maior briga da história da NBA

Aquilo foi suficiente para que Artest partisse para cima dos torcedores e a briga que havia começado na quadra, já tinha tomado as arquibancadas do ginásio, com jogadores e torcedores brigando entre si, causando uma verdadeira confusão generalizada. A partida, realizada no ginásio dos Pistons, acabou sendo encerrada ali por não haver mais condições de continuar o jogo faltando menos de um minuto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como resultados da confusão, nove atletas foram suspensos da NBA, incluindo Artest e Wallace que foram os que iniciaram o caos. Eles perderam um total de 146 jogos, além de US$ 11 milhões em salários. Cinco jogadores acusados de agressão foram condenados a prestar serviços comunitários e cinco torcedores com a mesa acusação foram proibidos de frequentar os jogos dos Pistons em casa. A NBA aumentou a segurança e passou a limitar a venda de bebidas alcoólicas nos jogos.

Confira algumas cenas lamentáveis da maior briga da história da NBA