Estados Unidos fez campanha ridícula nas Olimpíadas 2004

Quando se fala em basquete nos Jogos Olímpicos, a primeira seleção que se vem à mente é a dos Estados Unidos. Uma das grandes potências mundiais, os norte-americanos sempre chegam em qualquer edição das Olimpíadas como um dos grandes favoritos. Não a toa, eles são os maiores medalhistas de ouro da competição, conquistando nada menos que 16 medalhas de ouro. Neste século, os EUA venceram quase todas as edições. Menos as Olimpíadas 2004.

Por sinal, os convocados da NBA naquele ano em nada lembraram o saudoso ‘Dream Team’ de 1992, que revolucionou o basquete na época. Naquele ano, os convocados tinham a missão de lavar a alma dos norte-americanos, que haviam perdido a edição de 1988. O elenco daquele ano teve as presenças ilustres de nomes como Michael Jordan e Magic Johnson.

Em 2004, a seleção contava com grandes nomes, como Carmelo Anthony, Dwyane Wade e um LeBron James em ascensão. Mas as coisas começaram a sair do eixo logo na primeira fase. Os Estados Unidos até conseguiram a vaga, mas apenas na quarta colocação, perdendo jogos contra Porto Rico e Lituânia.

Iniciando a carreira, LeBron James foi incapaz de ajudar numa melhor campanha dos Estados Unidos nas Olimpíadas 2004
Iniciando a carreira, LeBron James foi incapaz de ajudar numa melhor campanha dos Estados Unidos em 2004

Nas quartas de final, um confronto difícil contra a Espanha, que havia liderado o outro grupo. Mas os norte-americanos mostraram força e conseguiram passar. Nas semifinais, no entanto, um duro golpe: derrota para a Argentina, que viria a ser a campeã naquele ano. Restou aos Estados Unidos a medalha de bronze. A disputa pelo terceiro lugar foi vencida contra a Lituânia, que havia ganhado na primeira fase.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira todos os jogos dos Estados Unidos nas Olimpíadas 2004

  • Primeira Fase:

Porto Rico 92–73 Estados Unidos
Estados Unidos 77–71 Grécia
Estados Unidos 89–79 Austrália
Lituânia 94–90 Estados Unidos
Estados Unidos 89–53 Angola

  • Quartas de Final:

Espanha 94–102 Estados Unidos

  • Semifinais:

Estados Unidos 81–89 Argentina

  • Disputa do 3° Lugar:

Estados Unidos 104–96 Lituânia