Ex-craque do basquete comanda projeto por uma nobre causa

O ex-jogador de basquete brasileiro, Fausto Giannecchini é o líder do projeto Assistência pra Vida, que já atendeu mais de 13 mil alunos da rede pública de São Paulo e também capacitou mais de 100 professores de Educação Física. Para 2024, a intenção é de abrir mais 1 mil vagas.

Em entrevista aos canais oficiais do governo de São Paulo, Fausto deu detalhes sobre como funciona o projeto e também acerca do seus objetivos, que não busca formar atletas, mas cidadãos. O Assistência pra Vida funciona através da Lei Paulista do Incentivo ao Esporte.

“Para participar, (o aluno) precisa ter disciplina, frequência escolar e boas notas. Se ele está suspenso das aulas, por exemplo, não participa”, diz Fausto, que completa: “Nosso projeto é educacional, não trabalhamos pensando em lançar um atleta para o profissionalismo. Pode acontecer, claro. Já tivemos alunos que foram jogar no time de Franca e em outras equipes da região.”

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Quem é Fausto Giannecchini?

Fausto atuava na posição de armador e passou por equipes de nome do basquete brasileiro, como Franca, Minas e Sírio, além da Seleção Brasileira. Sua carreira profissional começou 1970, chegando ao fim em 1984. Pelo time canarinho, foi campeão do Sul-Americano em três oportunidades: 1973, 1977 e 1983.

Já pelo Franca venceu o Sul-Americano de Clubes por 4 vezes, o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades e o Campeonato Paulista uma vez. Fausto voltaria a ser campeão brasileiro pelo Sírio e pelo Vila Nova, em uma oportunidade cada, totalizando sete conquistas ao longo de sua carreira.