Ex-Golden State Warriors decide assinar com time da EuroLeague

Talvez os grandes fãs da NBA e, especialmente, do Golden State Warriors, se lembrem de Nemanja Bjelica. O experiente ala-pivô sérvio de 35 anos passou por algumas franquias da NBA, mas foi nos Warriors que ele teve maior destaque, sendo uma peça fundamental saindo do banco para contribuir com o título da equipe de São Francisco em 2022, em uma final disputada contra o Boston Celtics.

Nemanja Bjelica, com a taça de campeão pelo Golden State Warriors
Nemanja Bjelica, com a taça de campeão pelo Golden State Warriors

Ele havia assinado um contrato mínimo de um ano com a franquia e ele havia chegado com o objetivo de ganhar um campeonato da NBA junto a Stephen Curry. Cumpriu, com uma média de 6.1 pontos por partida, 4.1 rebotes e 2.2 assistências nas 71 partidas que disputou (saiu do banco de todas elas).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Apesar do bom desempenho com a equipe de Steve Kerr, ele não renovou o seu contrato e retornou para a Europa no ano passado, para assinar com o Fenerbahçe, da Turquia. Acabou a temporada e ele vai para um novo desafio, dessa vez voltando para casa, onde vai jogar pelo Estrela Vermelha, equipe na qual ele começou a carreira.

Será uma excelente oportunidade para Bjelica reencontrar o seu bom basquete, tendo em vista que ele foi eleito MVP da Euroleague em 2015.

Bjelica passou por outras franquias da NBA antes de chegar aos Warriors

A passagem de Bjelica pela equipe de Curry foi marcante por conta do título conquistado. No entanto, ele chegou à NBA bem antes, em 2015, quando foi draftado pelo Minnesota Timberwolves. Por lá ele jogou três temporadas e, assim como nos Warriors, era uma peça fundamental do banco de reservas.

Em 2018 foi envolvido em uma troca que o levou ao Sacramento Kings. Por lá, teve mais tempo de jogo, chegando a jogar em 70 partidas como titular na primeira temporada. Bjelica passou ainda pelo Miami Heat antes de ingressar nos Warriors em 2021.

São mais de 449 jogos na NBA, sendo apenas 163 como titular. Suas médias são de 7.6 pontos por partida, 4.6 rebotes e 1.8 assistências.