Ex-jogador do Los Angeles Lakers escapou do corredor da morte

DJ Mbenga não é um nome bastante popular entre os fãs da NBA ou do basquete em geral. O basquetebolista foi campeão pelo Los Angeles Lakers nas temporadas 2009 e 2010, mas o que mais marcou a vida do atleta não foi sua passagem pela equipe de L.A, e sim como ele escapou do corredor da morte, aos 17 anos.

O ex-jogador de basquete nasceu no Zaire (República Democrática do Congo), e o início de sua vida foi cheio de lutas e dificuldades.

DJ Mbenga chegou a ser preso depois que um novo regime assumiu o poder em seu país, além de enfrentar uma pena de morte. Mas com um ato de coragem e perseverança, ele conseguiu escapar do corredor da morte e fazer uma nova vida na Europa.

Entenda a história do ex-jogador dos Lakers

Didier “DJ” Ilunga Mbenga nasceu em 30 de dezembro de 1980. E seu pai integrava o governo congolês; mas quando seu mandato terminou, iniciou-se um novo regime no país, o qual começou a prender todos os envolvidos com os líderes anteriores.

Desta forma, o novo regime instalado prendeu o pai e o DJ de Mbenga. O pai do ex-atleta dos Lakers foi morto e, Mbenga, colocado no corredor da morte aos 17 anos.

Enquanto esperava para ser morto, nove meses para ser exato, o irmão de Mbenga subornou o guarda para deixar Mbenga escapar.

O guarda aceitou liberar, Mbenga e o restante de sua família fugiram para a Bélgica, onde ele recebeu asilo político. Já instalado na Bélgica, Mbenga descobriu o basquete e passou a jogar todos os dias.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Enquanto jogava basquete nas ruas, Mbenga foi descoberto por Willy Steveniers, um ex-jogador de basquete profissional belga que se tornou treinador. Willy se ofereceu ao congolês para treiná-lo. Ele tornou-se não apenas o treinador de Mbenga, mas também uma figura paterna.

Mbenga acabou jogando por alguns times de basquete da Bélgica, e seu talento cruzou fronteiras. Em 2004, Mbenga assinou um contrato de dois anos por US$ 3,4 milhões com o Dallas Mavericks, onde passaria três temporadas, atuando por 79 jogos, com uma média de 1,3 pontos por jogo.

Após assinar com os Warriors na temporada 2007/08 e jogar apenas 16 jogos, Mbenga foi dispensado pela franquia. Sendo assim, ele assinou um contrato de 10 dias com o Los Angeles Lakers em 21 de janeiro de 2008, e foi a melhor decisão de sua carreira no basquete.

Mbenga acabou ficando nos Lakers pelo resto da temporada, além de jogar na equipe de L.A por três anos, ganhando dois títulos consecutivos em 2009 e 2010. Depois desse período, Mbenga jogou mais uma temporada com o New Orleans Hornets.