Exibição decepcionante de Jamal Murray nas Olimpíadas complicou extensão com o Nuggets?

A era de franquias da NBA distribuindo dinheiro para seus jogadores como se não houvesse amanhã acabou. Não me entenda mal, ainda há muito dinheiro a ser ganho, mas muitas equipes estão muito conscientes de suas finanças em comparação a alguns anos atrás, devido às novas restrições financeiras colocadas pela liga.

Os Denver Nuggets, que recentemente ganharam seu primeiro campeonato em 2022, são novamente candidatos na Conferência Oeste. No entanto, Denver é uma equipe que está sob o primeiro nível do imposto de luxo, e eles têm uma grande decisão a tomar sobre a extensão do próximo contrato de Jamal Murray.

Antes de Murray se dirigir ao campo de treinamento da Team Canada em preparação para as Olimpíadas na França, surgiram relatos de que os Nuggets estavam se preparando para oferecer ao seu armador estrela uma grande extensão. Murray, que tem sido um dos armadores mais subestimados da liga nas últimas temporadas, provavelmente receberá uma extensão de contrato máximo de quatro anos, no valor de 209 milhões de dólares neste verão.

A Extensão de Contrato de Jamal Murray: Vale a Pena para os Nuggets?

Atualmente, o jogador de 27 anos está entrando no último ano de seu contrato antes da temporada 2024-25 e ganhará um total de 36 milhões de dólares. Uma nova extensão de quatro anos no valor de 209 milhões de dólares garantiria que Murray estivesse sob contrato em Denver até a temporada 2028-29, com um valor médio anual de mais de 50 milhões de dólares por temporada, colocando-o entre os 20 jogadores mais bem pagos da liga.

O problema relacionado a Murray e os Nuggets é que sua esperada extensão, que foi informada em junho, tem sido apenas fantasia e rumores até agora. Murray ainda não colocou a caneta no papel em um novo contrato, e os dois lados ainda estavam negociando no início da agência livre durante a primeira semana de julho. Não houve um acordo firme antes de Murray partir para as Olimpíadas, o que levanta ainda mais preocupações.

Como a Performance de Murray nas Olimpíadas Afeta Sua Extensão de Contrato?

Dizer que Murray não jogou seu melhor pelo Canadá neste verão seria um grande eufemismo. A estrela dos Nuggets não foi um jogador destacado para seu país natal durante as Olimpíadas e nunca marcou mais de oito pontos em um jogo durante os quatro jogos do Canadá em Paris.

No geral, essas performances foram muito decepcionantes para Murray, e suas dificuldades impactaram diretamente sua equipe, que terminou em quinto lugar e não conseguiu uma medalha. Embora quatro jogos seja uma amostra pequena para avaliar Murray, certamente há preocupações decorrentes de seu desempenho neste verão. Afinal, ele já lidou com uma boa parcela de lesões ao longo dos anos.

Calvin Booth Fala Sobre a Extensão de Jamal Murray

Jamal Murray passou toda sua carreira de oito anos com os Nuggets. Não há razão para acreditar que qualquer uma das partes está tendo dúvidas sobre seu futuro a longo prazo juntos. Afinal, a presença de Murray na quadra ao lado de Nikola Jokic é essencial para o sucesso geral desta equipe e para seu prestígio de campeonato.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Booth e a diretoria dos Nuggets reconhecem isso, razão pela qual o gerente geral dos Nuggets não estava muito preocupado com a falta de um acordo sobre uma nova extensão antes da participação do armador estrela nas Olimpíadas deste verão. “Jamal tem sido um pilar de nosso programa nos últimos oito anos, essencialmente”, afirmou Booth na NBA Summer League para o SiriusXM NBA Radio.

“Então, obviamente, estamos muito interessados em chegar a um acordo com ele. As Olimpíadas são um grande negócio e acho que, tendo ele se focado nisso, quando ele voltar, quando estivermos mais próximos, acho que será bem fácil. Não acho que haverá muita negociação.”

Nuggets em Direção à Temporada 2024-25

Independentemente de Bruce Brown ou Kentavious Caldwell-Pope estarem em equipes diferentes, o objetivo de ganhar um campeonato permanece o mesmo para os Nuggets. Enquanto Jokic e Murray estiverem tocando as coisas em Denver, esta equipe estará na conversa pelo título.

Ao mesmo tempo, a abordagem dos Nuggets entrando na temporada 2024-25 terá que mudar ligeiramente. Independentemente de Murray negociar um novo acordo antes da temporada, esta organização terá que encontrar produção fora de suas duas estrelas. Apesar de Peyton Watson e Christian Braun terem assumido em alguns momentos para substituir a produção perdida de Brown na última temporada, o novo desafio dos Nuggets de tentar replicar o jogo de dois lados de Caldwell-Pope será virtualmente impossível.

Além da necessidade de seus jogadores secundários e de banco se destacarem neste próximo ano, os Nuggets também terão que começar a pensar sobre seu futuro financeiro a longo prazo. Se Murray receber uma extensão de 209 milhões de dólares, isso significa que ele e Jokic representarão mais de 400 milhões de dólares até a temporada 2027-28.

Acrescentando os contratos de Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, que juntos somarão mais de 150 milhões de dólares para o restante de seus contratos atuais, levando os Nuggets à linha do segundo nível do imposto de luxo.

A flexibilidade não é mais algo que os Nuggets possuem, razão pela qual a temporada 2024-25 da NBA contará a história da direção que essa franquia seguirá. Embora devam manter e estender Murray, o montante gasto em seu armador principal determinará se Denver pode criar qualquer tipo de flexibilidade para melhorar suas perspectivas de campeonato.