Flamengo comemora 9 anos do título do Mundial de Clubes

O Flamengo é uma das poucas equipes brasileiras de basquete que pode ter o orgulho de falar que é campeão do Mundial de Clubes! E ainda, o único time que conquistou a competição duas vezes. No ano passado, os cariocas conquistavam o título no Egito, mas em 2014 foi mais especial: além de ser o primeiro título, o Flamengo vencia a competição jogando em casa.

Nove anos depois, a equipe carioca pode relembrar os principais momentos daquela conquista, que contou com uma invasão dos torcedores na quadra. Jogadores e comissão técnica eram bastante festejados pelos torcedores. Nas redes sociais, internautas resgataram aquele momento.

O Flamengo, naquela ocasião, contava com grandes nomes do basquete como Marcelinho Machado, Olivinha, Vitor Benite e o argentino Nicolás Laprovitolla. O adversário era o Maccabi Electra, equipe israelense que contava com vários jogadores norte-americanos como Jeremy Parga. Naquele tempo, o título mundial era disputado em duas partidas.

Apesar de sair em desvantagem, Flamengo se supera e conquista o título

A primeira partida foi bastante disputada entre as duas equipes, mas os israelitas prevaleceram em um jogo onde o placar final mostrou uma vantagem de apenas três pontos: 69×66. Com isso, o Flamengo precisaria vencer o jogo e reverter a vantagem de três pontos que o Maccabi havia conseguido. Apesar da diferença ser pequena, não seria um jogo fácil.

Mas o Flamengo jogou com muita raça e conseguiu uma vitória elástica, revertendo o resultado positivo que a equipe de Israel havia conseguido. O placar de 90×77 fez com que o agregado anotasse 156×146. Os 10 pontos a mais consagraram aquele time que viria a ser o segundo brasileiro campeão mundial. O Sírio, de Oscar Schmidt, havia sido o primeiro em 1979. Este ano, foi a vez do Franca se sagrar campeão.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Flamengo campeão do Mundial de Clubes
Flamengo campeão do Mundial de Clubes

Laprovittola foi o cestinha do jogo, com 24 pontos anotados. Meyinsse também teve um bom desempenho, com 22 pontos e seis rebotes. Naquele ano, o Flamengo se consagrava contra uma equipe que havia vencido a EuroLiga, torneio mais importante disputado entre os clubes europeus.