Jogador de basquete é assassinado na Europa e choca mundo do esporte

O mundo do basquete foi abalado com uma triste notícia, vinda diretamente da Europa. Volodymyr Yermakov, um jogador ucraniano de apenas 17 anos, foi tragicamente assassinado a facadas em Düsseldorf, na Alemanha. O atleta, que pertencia ao clube ART Giants, recebeu assistência médica, porém, infelizmente, não sobreviveu.

Yermakov estava acompanhado por Artem Kozachenko, seu companheiro da equipe sub-19, que também foi alvo do ataque com faca. Kozachenko foi levado para uma unidade de terapia intensiva para receber cuidados médicos.

– Na véspera de um jogo, os jovens jogadores de basquetebol foram atacados com facas na rua simplesmente por serem ucranianos – informa o comunicado oficial da Federação de Basquetebol de Kiev.

Jogador tentava fugir da guerra

Conforme relatado pela polícia alemã, uma unidade especializada em investigação de homicídios assumiu o caso e deteve dois suspeitos do sexo masculino, ambos com idades de 14 e 15 anos. Segundo as autoridades, os dois indivíduos já eram conhecidos da polícia e possuíam histórico criminal significativo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

– Para escapar da guerra no seu país natal, mudou-se para Düsseldorf em julho de 2023, onde encontrou a sua nova casa. Volodymyr era muito popular entre treinadores, companheiros e amigos. Ele será lembrado como um jovem cuja vida cotidiana era caracterizada por pura alegria e ambição esportiva – revelou em comunicado o ART Giants.

Yermakov, nascido em 2006, representou a seleção ucraniana Sub-16 no Campeonato Europeu de Basquete realizado na Bulgária em 2022. O clube ART Giants expressou sua consternação diante da morte de Yermakov, afirmando que a perda do jovem jogador “simplesmente não pode ser compreendida ou expressa em palavras”.

“Lamentamos profundamente e nos despedimos de nosso jovem jogador Volodymyr Yermakov, vítima de um ato de violência”, declarou o clube. A Federação de Basquete de Kiev ofereceu condolências aos pais de Yermakov e lançou uma iniciativa de arrecadação de fundos para fornecer apoio financeiro por meio de um banco ucraniano.