Jogadora coloca todo mundo no bolso e derruba recorde de 50 anos no basquete

Caitlin Clark, atleta de basquete universitário dos EUA, conseguiu quebrar um recorde que ultrapassava os 50 anos. No último domingo (3), a armadora chegou aos 3.685 pontos em sua carreira, superando Pete Maravich, que fez 3.667 pontos. A marca é válida tanto no feminino, quanto no masculino.

A marca perdurava desde 1970, quando Maravich defendeu a Universidade de Louisiana, entre 1967 e 1970. Clark, de 22 anos, conseguiu o feito após atuar quatro temporadas pela Universidade de Iowa. Agora, ao final desta, vai atuar na WNBA, a principal liga de basquete feminino dos EUA.

“É muito louco pensar sobre isso. Honestamente, se você tivesse me contado isso antes da minha carreira universitária começar, eu ia rir na sua cara e dizer: ‘não, você tá maluco’“, destacou Clark durante em entrevista sobre o recorde.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A cesta de Clark que definiu o recorde das categorias aconteceu em um lance livre, na vitória do Iowa sobre a Ohio State. A armadora necessitava de apenas 18 pontos para conseguir o recorde, mas terminou com o duelo com incríveis 35.

Comparação com Stephen Curry e mais, conheça Caitlin Clark

A jogada é considerada uma das melhores de todos os tempos do basquete feminino universitário. Ela, inclusive, foi comparada por um analista a Stephen Curry, um dos melhores arremessadores de três na NBA.

A sua influência é tão grande que a grande final do basquete universitário de 2023 foi assistida por 9,9 milhões de expectadores, um recorde total para a categoria. Na última temporada, Clark também levou o prêmio de melhor jogada.