Juca Kfouri questiona porque o Grêmio não investe em basquete

Atualmente, várias equipes brasileiras possuem investimentos tanto no futebol quanto no basquete. São os casos do Flamengo, Corinthians, São Paulo e, mais recentemente, Botafogo e Vasco, que confirmaram recentemente que estão de volta ao NBB e participarão da próxima temporada, que deve ter início em outubro.

Grêmio
Juca Kfouri questiona porque o Grêmio não investe em basquete 3

Mas, pra muita gente, isso ainda não é suficiente. Juca Kfouri, renomado jornalista esportivo, questionou em sua página no Portal UOL, porque o Grêmio não resolve seguir o exemplo das grandes equipes brasileiras e investe também no basquete. Ele utilizou de exemplos de confrontos entre tradicionais equipes da NBA e também, do Brasil, no basquete.

“Quem viu Flamengo x Franca, Vasco x Grêmio e viu, também, Warriors x Celtics, Real Madrid x Liverpool, pensou ver esportes que, é verdade, atendem pelos mesmos nomes, mas única coincidência entre os quatro jogos, tamanha a diferença entre os espetáculos.”, afirmou Kfouri, comparando o jogo entre Vasco e Grêmio quando disputaram a Série B no ano passado.

No basquete, Grêmio não obteve tantas conquistas

A tradição do Grêmio no futebol é incontestável. A equipe atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol e está na sexta colocação na tabela. O investimento – que falta no basquete – sobra no futebol: a equipe foi capaz de contratar o centroavante uruguaio Luís Suárez, de 36 anos, com passagens marcantes por Barcelona, Liverpool e Atlético de Madrid.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Luís Suárez, o maior nome do atual elenco do Grêmio
Luís Suárez, o maior nome do atual elenco do Grêmio

No entanto, a história gremista no basquete é bem minúscula. O destaque da equipe eram as participações nas competições regionais. O primeiro título do Campeonato Gaúcho de Basquete, que na época era chamado de Liga Atlética do Rio Grande do Sul (LARGS), veio em 1934. Naquela época, era a 12° edição do campeonato que estava sendo disputada.

O Grêmio viria a conquistar o estadual de basquete apenas outras duas vezes: o bicampeonato de 1954 e 1955, quando o torneio tinha a alcunha de Federação Gaúcha de Basketball (FGB). Atualmente, o Tricolor desativou o seu departamento de basquete, dando atenção à outros esportes, como o Futebol e o Atletismo.