Liga da Argentina se irrita com exclusão do Cruzeiro da Libertadores

Pelo visto, não foram só as equipes brasileiras que ficaram revoltadas com uma possível exclusão da disputa dos campeonatos internacionais, principalmente da Champions League das Américas (BCLA), a Libertadores do Basquete. A Liga Nacional de Basquete da Argentina lançou um posicionamento na última quarta-feira, 20 de setembro, mostrando descontentamento quanto à possível ausência de equipes brasileiras da competição internacional.

Nossos hermanos demonstraram preocupação com a situação do esporte no Brasil. Tudo isso está acontecendo porque a Confederação de Basquete do Brasil (CBB) retirou a chancela de competição oficial do Novo Basquete Brasil (NBB). Assim, as equipes brasileiras não poderão se qualificar para os torneios continentais FIBA. A medida fez com que as equipes ficassem de fora da lista de participantes da Liga Sul-Americana e é provável que o mesmo aconteça com a BCLA.

“Dada a ausência de equipes do Brasil na 26ª edição da Liga Sul-Americana, perdendo assim grande componente de competitividade na competição, e a preocupante incerteza pela falta de indicação das equipes brasileiras para a Champions League Américas (BCLA), a direção da Liga Nacional manifesta preocupação com a situação do seu principal parceiro fora de quadra e rival dentro de quadra.” afirmou a Liga Nacional de Basquete da Argentina em nota.

Equipes brasileiras não vão poder participar da Libertadores e da Liga Sul-Americana

O Cruzeiro foi uma das equipes prejudicadas com tal ação e tratou de manifestar revolta com a situação. Até o momento, nenhuma atitude havia sido tomada, mas está marcada uma reunião para esta sexta-feira, 22, onde as autoridades competentes vão discutir o que será feito com as equipes brasileiras.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Sem as equipes brasileiras participando das competições continentais, a Libertadores do basquete se tornaria menos atrativa e perderia um grande valor de lucros. Desde 2019 ela é a principal competição continental de clubes da América e, de lá pra cá, três times brasileiros se sagraram campeões: Flamengo, São Paulo e Franca.

Franca é o atual campeão da Libertadores de basquete
Franca é o atual campeão da Libertadores de basquete