Luto: Lenda do basquete morre aos 81 anos

O esporte brasileiro está de luto. Faleceu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o ex-atleta Demosthenes Dias, aos 81 anos. Ele, que ficou conhecido como ‘Zamba’, lutava contra o Alzheimer e morreu por conta de complicações causadas pela doença. Ele ficou conhecido como uma das “maiores lendas do basquete paraense”.

Apesar de ter nascido no Macapá, capital do Amapá, ele se destacou no esporte nos anos 50 quando chegou para jogar em Belém. Atuou nas grandes equipes de basquete do Pará, além de ter sido um destaque em outras modalidades, como futebol, natação, futsal e atletismo.

Demosthenes Dias, o 'Zamba', ex-jogador de basquete considerado uma lenda. Foto: Globoesporte.com
Demosthenes Dias, o ‘Zamba’, ex-jogador de basquete considerado uma lenda. Foto: Globoesporte.com

Por conta de todos os serviços prestados no esporte, ele ganhou uma homenagem do Pará, quando foi vencedor do Troféu Rômulo Maiorana como “Personalidade Esportiva”. A Universidade do Estado do Pará, onde ‘Zamba’ chegou a ministrar aulas de Educação Física, decretou luto e emitiu uma nota lamentando o falecimento do ex-atleta.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“É com profundo pesar que a comunidade da Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que faleceu hoje, o ex-professor do curso de Educação Física, Demosthenes Humberto da Silva Dias, mais conhecido como “Zamba” no meio esportivo, onde chegou ser considerado como uma “lenda do basquete paraense”, dizia um trecho da nota.

Lenda do basquete foi bastante reconhecida por outros jogadores

Uma das homenagens em reconhecimento a tudo o que ‘Zamba’ proporcionou ao esporte paraense foi feita em uma homenagem realizada pelo ex-jogador de Basquete do Paysandu Paulo Seráfico. Em seu livro, o “00:02 Segundos 54 anos de vida esportiva”, ele ressaltou o quanto que Demosthenes servia de exemplo para outros nomes de diferentes gerações.

“O Zamba foi realmente um atleta exemplar, além de excelente professor e técnico. Os atletas da geração de ouro do basquete paraense foram treinados por ele. Foi atleta de Atletismo, Futebol, Futsal e Basquete. Pessoa muito bem quista e admirada por todos, inclusive seus adversários. O Zamba é um patrimônio do esporte paraense.”, afirmou Seráfico.