MVP das finais da NBA já foi um jogador do time perdedor? Checamos

O MVP das finais da NBA é o prêmio entregue ao melhor jogador das decisões da liga. Mas será que ele já foi para um jogador de uma equipe que perdeu a decisão? A resposta é sim, no entanto, já faz um bom tempo da única vez em que isso aconteceu.

O portal “As” relembrou as finais de 1969, quando Boston Celtics e Los Angeles Lakers disputaram uma dura batalha pelo título da NBA. Pelo lado de Boston, estava Bill Russell, enquanto Jerry West era o grande nome de Los Angeles.

A série chegou no Jogo 7 após cinco dos seis confrontos serem decididos no detalhe. Quem levou a melhor foi a franquia do Massachusetts, que venceu por 108 a 106 e fez 4 a 3 na série. Aquela final, inclusive, é considerada por muitos uma das principais viradas da história da liga.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Apesar da conquista por parte do Celtics, o desempenho de Jerry West ficou marcado. Mesmo com grandes nomes como Elgin Baylor, Wilt Chamberlain, John Havlicek e o próprio Bill Russell, West carregou o Lakers na disputa com médias de 37,9 pontos, 4,7 rebotes e 7,4 assistências nos sete duelos. No último duelo, por exemplo, anotou 42 pontos e distribuiu 12 assistências.

Devido a essa grande atuação, mesmo com o revés do Lakers, a NBA decidiu dar o prêmio de Melhor Jogador das Finais da temporada 1969 para Jerry West. Dessa forma, ele é primeiro e, até hoje, o único jogador a conseguir a honraria com uma derrota na grande decisão da liga.