NBA: Qual foi o jogo com o menor placar da história?

A NBA tem muitas histórias a serem contadas que nem todos conhecem. Nesta matéria, será contado sobre o jogo que teve o menor placar da história da National Basketball Association.

Muitos quando falam de NBA, pensam em placares elásticos, acima de 100 pontos. Mas, nem todas as partidas são assim, algumas podem nem chegar a 40 pontos, somando a pontuação das duas equipes.

LOGO NBA
Logo da NBA

Qual foi o jogo com o menor placar da história da NBA?

O jogo com o menor placar da história da NBA foi de 19 a 18. Em suma, o jogo foi entre Fort Wayne Pistons (atual Detroit Pistons) e Minneapolis Lakers (atual Los Angeles Lakers).

A partida aconteceu em novembro de 1950 e terminou com a vitória do Pistons. As duas equipes juntas só conseguiram acertar 8 certas ao longo de toda a partida, o que mostra como foi o jogo.

Os pontos restantes vieram através de lances livres. No entanto, será difícil que essa partida tenha seu recorde batido, pois as regras mudaram desde então.

Naquela época, os jogadores podiam prender a bola pelo tempo que quisessem. Pois, não havia o limite de 24 segundos para tentar realizar as cestas.

Isso fazia com que os técnicos criassem táticas para prender a bola, a partir do momento que o seu time estava com vantagem. Contudo, os passes só podiam ser realizados no ataque, por isso a instrução é que fossem passes curtos.

Isso obrigava ao time que estava perdendo apelar para as faltas. Pois, era muito difícil desarmar a equipe que estava segurando o jogo.

Devido a essas inúmeras faltas, todas as partidas eram bem estranhas, comparadas com hoje. Por exemplo, em 1953, o Celtics bateu o Syracuse Nats por 111 a 105.

Contudo, o MVP do jogo com 50 pontos, fez 30 desses pontos de lances livres. Ou seja, imagine a quantidade de infrações que essa partida teve.

nba lakers pistons
NBA: Qual foi o jogo com o menor placar da história? 3
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como criaram a regra dos 24 segundos do basquete?

No entanto, em 1954, a regra dos 24 segundos foi criada, o que ajudou a trazer o público de volta. Como essas partidas com várias faltas eram maçantes de serem assistidas, os torcedores estavam se afastando dos ginásios.

Porém, quando Daniel Biasone, dono do Syracuse criou a regra dos 24 segundos, isso mudou. Para chegar a esse tempo, ele transformou aos 48 minutos de um jogo em segundo, então dividiu por 120 arremessos, chegando a esse valor.

O efeito prático da mudança foi visto logo na primeira temporada. Pois, a média de pontos por franquia subiu de 79,5 para 93,1.

Qual o menor placar da NBA com as regras atuais?

Em 1999, no dia 10 de abril, uma outra partida acabou com um placar bisonho. Tendo já as regras atuais da NBA em andamento, o Chicago Bulls e o Miami Heat se enfrentaram.

A partida acabou 82 a 49, após os 48 minutos se passarem. As parciais de cada quarto foram: 23 a 8, 22 a 15, 22 a 10 e 15 a 16. Como era de se esperar, essa partida teve um aproveitamento vergonhoso no acerto de arremessos.

O Chicago Bulls apresentou uma média de 23,4% de acerto. Além disso, o seu maior pontuador foi Kornel David, com apenas 13 pontos ao longo de toda a partida.

Talvez o que mais choque é que o Chicago Bulls vinha de grandes títulos, comandado por Michael Jordan. Mas, sem o astro, a equipe acabou decaindo muito, atingindo assim uma marca vergonhosa como essa.

Hoje, a equipe torce para que outra franquia faça uma partida pior que essa, para assumir esse recorde nada interessante de se ter.