Nicola Jokic se dá mal e acaba punido pela NBA

Nicola Jokic, do Denver Nuggets, recebeu uma punição da NBA em decorrência da regra antiflopping (simular uma falta). O jogador vai ter que desembolsar cerca de 2 mil dólares (cerca de R$ 9,7 mil, na atual cotação) à Associação.

A multa aconteceu após uma falta no duelo com o Sacramento Kings. No lance, a arbitragem deu uma falta em cima do sérvio. A liga, por sua vez, entendeu que a marcação foi correta, mas que a sua queda no chão com o contato foi algo exagerado.

Além de Jokic, Moses Moody, ala do Golden State Warriors, também vai ter que pagar o mesmo valor de multa. O jogador teria simulado uma falta no último período na partida frente ao Los Angeles Clippers, que venceu por 113 a 112. Segundo a liga, o atleta teria forçado contato ao tentar um arremesso de três pontos e se jogado no chão.

Jokic e Moody entram um seleto grupo dos punidos por simular faltas. Além dos dois, Jalen Brunson, Franz Wagner, Collin Sexton, Donte DiVincenzo e Jevon Carter foram outros que foram multados pela nova regra da NBA.

A regra é nova e ainda gera muitas dúvidas, inclusive em jogadores. Vale lembrar que a multa só se aplica quando o lance não é marcado em quadra. Josh Hart, ala-armador do New York Knicks, falou a respeito de sua implementação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Sempre que uma nova regra é estabelecida, você vai ver várias marcações no início do ano. Isso é normal, pois a liga tenta enviar uma mensagem para todos. É preciso sentir que a punição existe, afinal. Então, é um processo natural. Assim como é uma novidade para os atletas, também é para os árbitros”, disse.

O vice-presidente de arbitragem, Monty McCutchen, também deu seu parecer sobre a nova regra, aprovada na offseason da NBA:

A nossa política contra simulações segue a mesma. Aliás, acho que as arbitragens vêm realizando um bom trabalho em não ‘premiar’ essas jogadas. O que mudou é que uma pequena parcela desses lances mais exagerados virou alvo de penalização. Então, tudo o que vamos fazer é adicionar um novo artifício para acabarmos com esse tipo de ações”, destacou.