O promissor Aday Mara deixará Zaragoza para seguir sua carreira na NCAA

Aday Mara jogará na próxima temporada na NCAA. Provavelmente na Universidade UCLA. O prodígio de 18 anos (que acabou de fazer aniversário no dia 7 de abril) e 2,18 metros de altura decidiu pagar a cláusula de rescisão que existe em seu contrato com a Casademont Zaragoza e vai cruzar o Atlântico no verão. Assim, decide explorar a rota americana, o que provavelmente o aproximará ainda mais da NBA, já que estará sob o escrutínio permanente das franquias e seus olheiros.

Mara, que algumas previsões do draft de 2024 colocam no Top 15, tem média de 5,7 pontos, 3,4 rebotes, 1,0 bloqueios e um PIR de 7,5 nesta temporada em quase 12 minutos de jogo. Acima das estatísticas, estão as boas sensações que transmite, o seu conhecimento de jogo, a sua capacidade de passe e a sua maturidade. Diante dos grandes nomes da competição, ele deixou justamente algumas de suas melhores atuações.

A jovem torre foi apresentada à sociedade em um torneio Adidas Next Generation da Euroliga, mas foi a Copa do Mundo Sub-17 do ano passado, realizada em Málaga, que a colocou no radar da NBA. A Espanha ficou com a medalha de prata depois de perder na final contra os Estados Unidos e se destacou nessa partida: 16 pontos, sete rebotes e um PIR de 25. No torneio teve médias de 12,6 pontos, 5,0 rebotes, 1,6 assistências, 1,9 bloqueios e um PIR de 16,4.

“Indiscutivelmente, Mara foi o jogador mais produtivo, com média de 28,1 pontos, 11,2 rebotes, 4,1 bloqueios, 3,5 assistências e 1,9 roubos de bola por 40 minutos e arremessos excelentes de 70% dos arremessos de campo. Ele é excepcionalmente habilidoso para um jogador de sua idade, fazendo excelentes Centros como Mara não estão tão na moda hoje em dia, mas há elementos modernos suficientes em seu jogo de passes e o alto nível geral de habilidade que ele exibe para colocá-lo em um projeto sério da NBA à medida que sua carreira avança”, analisou Jonathan Givony, especialista do ‘DraftExpress’ para 22Bet login. Alguns compararam sua habilidade de passe com a de Nikola Jokic.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Um primeiro contato com a NBA

Mara já teve um pouco de contato com o universo da NBA. Aproveitando o All Star deste ano, ele participou do ‘Basquetebol Sem Fronteiras’ realizado em Utah. Lá, entre jovens talentos de todo o mundo, ele também chamou a atenção. “Ele é um jogador muito especial, com fundamentos únicos para alguém desse tamanho. Ele é muito mais do que apenas um cara alto. Defensivamente, por causa de seu tamanho, ele é uma garantia perto da borda. Para mim, o céu é o limite”, disse Chris Ebersole, diretor de operações internacionais de basquete da NBA.

Caso se confirme a chegada do jovem à Universidade da UCLA, esta seria comandada pelo técnico Mick Cronin, que têm Ivo Simovic na comissão técnica, o técnico que passou pelo Torrelodones Basketball e orientou Santi Aldama na Loyola Maryland University antes de desembarcar no Grizzlies.

Há dois anos, os jogadores universitários conseguem obter renda por meio de patrocínios cobrando por sua imagem e nome, o que permitiria a Mara ganhar mais dinheiro do que recebe atualmente no Zaragoza. No entanto, sua ambição não é econômica. Seu sonho é chegar à NBA e considera que a partir da Universidade será mais viável. Muito focado nos estudos, já que esteve ausente de algumas partidas da ACB por conta de exames, poder estudar nos Estados Unidos é outro detalhe para ele ter dado o passo de voar no verão.