O que a Seleção Brasileira precisa fazer pra chegar nas quartas de final?
Após terminar a fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete com duas vitórias e uma derrota, a Seleção Brasileira garantiu vaga na próxima fase da competição. Agora, as 16 classificadas foram realocadas em quatro novos grupos.
Ao contrário do que estamos acostumados, especialmente nas competições de futebol, a fase de oitavas de final da Copa do Mundo de Basquete não é no formato de mata-mata. Assim como na primeira fase, os dois melhores times de cada grupo passam para as quartas de final.
Desta maneira, o Brasil se junta à Espanha, Canadá e Letônia naquele que foi chamado de Grupo L, que recebe as equipes dos Grupos G e H da primeira fase da competição. Porém, a equipe comandada por Gustavo de Conti só irá encarar Canadá e Letônia nesta fase.
Apesar da classificação, o Brasil tem uma certa desvantagem no novo grupo formado. Os resultados da primeira fase são levados para as oitavas de final. Ou seja, a equipe brasileira carrega um resultado negativo, contra a Espanha. Desta maneira, o time larga em terceiro na nova chave, atrás de Canadá e Espanha.
O Brasil tem uma leve vantagem sobre a seleção da Letônia, por conta do saldo de pontos, que é um pouco melhor que o dos europeus.
Para garantir a classificação, o Brasil terá que vencer seus jogos. Em caso de derrota para o Canadá, na próxima sexta-feira (1), a situação fica complicada, mas ainda existiria uma chance remota, que exigiria uma combinação de resultados improvável.
Caso vença as partidas contra Letônia e Canadá, o Brasil ainda não garantiria sua classificação. A equipe somaria quatro vitórias, algo que também poderia alcançado pelo próprio Canadá e a Espanha. Neste caso, o saldo de pontos seria o critério de desempate.
Para se classificar sem depender dos critérios de desempate, o Brasil precisa vencer seus compromissos e torcer para a Espanha fazer o mesmo. Neste caso, as duas equipes do antigo Grupo G se classificariam.
Apesar de bastante difícil, a missão do Brasil não é impossível. O time precisa entrar focado nos duelos e fazer o possível para sair com os resultados positivos.
Jogos da chave do Brasil
01/09: Espanha x Letônia – 6h45
01/09: Brasil x Canadá – 10h30
03/09: Brasil x Letônia – 6h45
03/09: Espanha x Canadá – 10h30