O que é FIBA?

A FIBA é uma sigla para Federação Internacional de Basquete. No entanto, o seu nome foi abreviado das iniciais de origem francesa, a sigla vem de “Fédération Internationale de Basketball”. Contudo, a abreviação ficou coerente para a tradução em português.

Em suma, a Federação é a instituição responsável por organizar e regular todo o basquete em nível mundial. Foi ela quem definiu diferentes regras a nível internacional do basquetebol.

A associação também age fiscalizando transferências entre países, especificando os equipamentos ideais a serem utilizados. Além de controlar a arbitragem, em nível mundial.

Devido a essas ações, a entidade conta com um orçamento relevante, que lhe permite fazer diversos investimentos em prol do desenvolvimento do basquete. Ao todo, 215 países fazem parte da associação.

Para poder agir com maior facilidade em cada continente, a organização acabou se dividindo em 5 menores associações, sendo elas: Europa, Américas, Ásia, África e Oceania.

Quando a FIBA foi fundada?

A fundação da Federação Internacional ocorreu em 1932 em Genebra, na Suíça. A instituição ganhou relevância depois de ser reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

No entanto, seu primeiro nome era diferente do atual, era “Fédération Internationale de Basketball Amateur”. Os países que fizeram parte da fundação da organização foram os seguintes:

  • Argentina;
  • Checoslováquia;
  • Grécia;
  • Itália;
  • Letónia;
  • Portugal;
  • Roménia;
  • Suíça.

Um dos primeiros atos da Federação, foi durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim. Eles nomearam o professor James Naismith como fundador da modalidade. Além disso, ele se tornou o seu presidente honorário.

Contudo, James não teria muitos anos de vida depois disso, pois acabou falecendo em 1939, aos 78 anos de idade. No entanto, o fundador do basquete, pode deixar esse mundo vendo a grande influência que gerou a ele.

Campeonatos Mundiais organizados

A primeira vez que a federação organizou um Campeonato Mundial de Basquete, foi em 1950. Aquela competição foi exclusivamente para o gênero masculino. Porém, três anos depois, as mulheres ganharam a sua edição.

O Campeonato Mundial de Basquete passou a acontecer de quatro em quatro anos, sendo que nunca ocorreu em um ano de Olimpíada. Um ponto importante a destacar, é que só 1989, atletas profissionais puderam começar a participar dos jogos.

Foi justamente neste momento, que o “Amateur” deixou de ser parte do significado de FIBA. Contudo, a sigla continuou a mesma, porém agora o “BA”, vem de basquete.

Apesar de ser fundada em Genebra, a Federação foi em 1956 transferida para Munique. Até que em 2002, a entidade voltou para a sua cidade natal. Atualmente, a instituição é comandada pelo secretário geral Patrick Baumann.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Ranking das melhores seleções masculinas do Mundo em 2022:

  1. Estados Unidos
  2. Espanha
  3. Lituânia
  4. Argentina
  5. França
  6. Sérvia
  7. Rússia
  8. Turquia
  9. Brasil
  10. Grécia
  11. Austrália
  12. Croácia
  13. Eslovênia
  14. China
  15. Angola
  16. Porto Rico
  17. Irã
  18. República Dominicana
  19. México
  20. Alemanha
FIBA JOGADORES
O que é FIBA? 3

Ranking das melhores seleções femininas do Mundo em 2022:

  1. Estados Unidos
  2. Austrália
  3. Espanha
  4. França
  5. Rússia
  6. República Checa
  7. Brasil
  8. China
  9. Bielorrússia
  10. Canadá
  11. Turquia
  12. Coréia do Sul
  13. Cuba
  14. Argentina
  15. Japão
  16. Letônia
  17. Sérvia
  18. Angola
  19. Mali
  20. Croácia

Diferenças com a NBA

No entanto, nem todas as competições locais seguem todas as regras da FIBA. A NBA, por exemplo, tem algumas regras diferentes das recomendadas pela entidade mundial.

Na maior liga de basquete do mundo, cada quarto conta com 12 minutos de jogo. Já nas competições regidas pela Federação Internacional, cada quarter conta com 10 minutos de partida.

Outra diferença é na linha de três pontos, na competição norte-americana ela é mais longe, sendo de 7,24 metros. Enquanto para a Federação Internacional, é de 6,75 metros. Essa diferença impacta muito na partida

Mas, essas são só algumas das diferenças nas regras entre as duas entidades. Neste site, há uma matéria só falando dessas diferenças.

FIBA X NBA
O que é FIBA? 4