O que significa duplo-duplo no basquete? Entenda

Quem já acompanhou atentamente a uma partida de basquete já deve ter ouvido a expressão duplo-duplo. Mas o que é um duplo-duplo no basquete? De antemão, já avisamos que é algo muito bom para o atleta.

A expressão significa quando um jogador faz dois dígitos (10 ou mais) em uma das cinco estatísticas durante uma partida. Os números valem para assistências, bloqueios, pontos, rebotes e roubos de bola.

Recentemente, Angel Reese, do Chicago Sky, quebrou o recorde de duplo-duplo na WNBA. Foram 15 partidas consecutivas, ultrapassando a marca anterior de Candace Parker na temporada 2009/10.

No caso de Reese, os duplo-duplos foram em pontos e rebotes. Foram ao menos 10 pontos e 10 rebotes nesse tempo.

Alguns recordes de duplo-duplo no basquete

A “ESPN” fez um levantamento sobre algumas marcas que envolvem um duplo-duplo, seja na NBA ou na WNBA. Vamos a alguns deles.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A maior marca de duplo-duplos em uma temporada da WNBA é de Alyssa Thomas, que fez 28 Connecticut Sun, em 2023. Já o recorde geral na história pertence a Tina Charles, com 194.

Já na NBA, a marca fica por conta de Wilt Chamberlain, que tem 968 duplo-duplos. Ele também detém o recorde em jogos consecutivos com incríveis 227.

Já a maior sequência de duplo-duplos em uma única temporada é de Domantas Sabonis, que atua no Sacramento Kings. O jogador obteve a marca em 61 partidas consecutivas em 2023/24, sendo a mais longa desde a fusão da NBA com a ABA.

Apesar disso, é Chamberlain que detém o maior número de duplo-duplos em uma única temporada, sem ser de forma sequencial. O ídolo anotou 81 na temporada 1966/67 pelo San Francisco Warriors (atual Golden State).