O que significa PG, SG, SF, PF e C da NBA?

Todo esporte coletivo possui posições determinadas em suas regras seja no futebol, basquete, futebol americano, beisebol ou vôlei. No basquete algumas posições são determinadas de acordo com a habilidade do jogador, altura também influencia na posição que o atleta vai se adaptar melhor.

As posições no basquete são divididas em cinco partes, nesse esporte cada equipe pode colocar cinco atletas por vez em quadra, que são armador, ala armador, ala, ala pivô e pivô. Já na NBA as posições, apesar de idênticas, recebem outros nomes como Point Guard, Center, Shooting Guard, Small Forward e o Power Forward.

Apesar de os nomes na NBA ser diferente do normal que estamos acostumados a ver, as características de jogo são as mesmas dentro do basquete, na posição de armador temos vários exemplos de jogadores, em especifico Kyrie Irving, ala armador podemos exemplificar Jaylen Brown, ala temos LeBron James e Kevin Durant. Pivô temos Giannis Antetokounmpo e ala pivô Anthony Davis.

Conheça as posições na NBA

No basquete como em todo esporte que seja coletivo, temos posições pré determinadas para cada jogador desempenhar sua função, de acordo com a habilidade de cada um. Na NBA essas posições recebem um nome diferente, até porque a língua falada nos Estados Unidos é o inglês.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A posição PG ou Point Guard é o armador, jogador que é responsável por organizar o ataque da equipe. Como exemplo de jogadores dessa posição temos Kyrie Irving e Marcus Smart.

SG ou Shooting Guard são os alas armadores, que também costumam a armar o jogo mas também são jogadores com grande potencial de acertar bolas de três pontos. Como exemplo temos Jaylen Brown, do Celtics.

SF ou Small Forward, são os alas que geralmente se posicionam para receber bolas do armador com o intuito de finalizar a jogada. Exemplos de ala são LeBron James, Kevin Durant, Jayson Tatum.

Power Forward ou PF são os alas pivôs, jogadores de grande estatura e pouca mobilidade, ajudam nos rebotes tanto ofensivos quanto defensivos, como exemplo temos Draymmond Green.

Center ou C que são os pivôs, jogadores de maior estatura no jogo e que não possuem muita agilidade e habilidade com a bola de basquete. Exemplos temos Robert Williams.